CMJP aprova R$ 2,4 milhões em abertura de crédito no orçamento municipal

por Haryson Alves — publicado 14/05/2020 16h27, última modificação 14/05/2020 16h27
Colaboradores: Imagem: Nelson Nóbrega
Parlamentares também autorizaram o repasse de R$ 300 mil do Legislativo Pessoense para a Prefeitura utilizar no combate ao Covid-19

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciou duas Medidas Provisórias (MPs) e um Projeto de Lei (PL), todos projetos de autoria do Executivo, durante a sessão ordinária remota desta manhã de quinta-feira (14). Entre as matérias em pauta, os parlamentares aprovaram a abertura de crédito extraordinário de R$ 1.450.213,43 no orçamento municipal e de mais R$ 1 milhão na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); além do repasse de R$ 300 mil da CMJP à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), todas essas iniciativas visando a combater a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na Capital.

A MP 76/2020 abre crédito extraordinário de R$ 1.450.213,43 no orçamento municipal visando a combater a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na Capital. A verba é proveniente de recursos transferidos a partir de ações da Justiça Federal e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para a PMJP.

Já o PL do Executivo 1863/2020, que abre crédito de R$ 1 milhão na Semob, indica que a verba deve ser aplicada em ações de acordo com o artigo 320 do Código de Transito Brasileiro (CTB), a exemplo de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O recurso será remanejado da Semob para a própria Superintendência, e será empregado em obras e serviços de engenharia de tráfego e de campo, obras de instalação, monitoramento, fiscalização e controle de tráfego urbano.

“A Semob tem realizado vários serviços em função da pandemia, reorganizando o trânsito e garantindo ações de controle do tráfego em diversos pontos da cidade, como na orla e em parques, na intenção de reduzir a aglomeração de pessoas em espaços públicos. Só por isso já se justifica a urgência da apreciação dessa abertura de crédito”, defendeu Raíssa Lacerda. “O serviço de mobilidade urbana é essencial, assim como outros que não só os de Saúde. A abertura de crédito na Semob para monitoramento de trânsito e fechamento de vias é essencial nesse momento de pandemia. Há os serviços de fechamento de mercados públicos, entre outros”, acrescentou Sandra Marrocos (PT).

Na ocasião, o vereador Bruno Farias (Cidadania) anunciou que a oposição está junto à CMJP e ao Executivo a favor da abertura de créditos devido às necessidades que a pandemia traz. “Precisamos mais do que nunca reunir todas as forças para vencer essa batalha. A oposição é a favor desses investimentos”, garantiu.

Parlamentar destaca cuidados com a saúde mental em tempo de pandemia

Concordando com a união de todas as lideranças públicas contra a pandemia, Mangueira (Progressistas) defendeu que o momento exige mais trabalho e cuidado com a população. “Chamo a atenção para a necessidade de acompanhamento psicológico da população, que tem sofrido com ansiedade em um período em que se lida com tanto risco à saúde e o número elevado de mortes causados pela Covid-19”, alertou.

Vereadores repercutem repasse de R$ 300 mil da Câmara à Prefeitura

A MP 77/2020, que abre crédito extraordinário de R$ 300 mil no orçamento municipal, possibilita que a CMJP repasse o recurso à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), afim de que seja utilizado no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Dentro da economia que estamos fazendo, a CMJP consegue fazer a verba pública municipal voltar ao Executivo para ajudar nesse período em que a Saúde precisa de mais investimentos”, salientou o presidente da Câmara, João Corujinha (Progressistas).

Acrescentando, o vice-presidente da Casa, Leo Bezerra (Cidadania), reforçou o diálogo de todos os parlamentares “para que fosse possível o repasse, garantindo o equilíbrio das contas da CMJP e que não precisássemos mexer em nosso quadro de funcionários. Essa doação é essencial para nossa luta contra a Covid-19”, argumentou Leo Bezerra.

Conforme lembrou Lucas de Brito (PV), a CMJP é uma casa legislativa de empatia e solidariedade para com o povo, que não fecha os olhos para um problema que está acometendo toda a sociedade via os riscos altos de contágio com uma doença. “Essa doação é uma ideia possibilitada por várias mãos da Câmara, que enxergaram formas de direcionarmos investimentos para o combate ao novo Coronavírus. Todos os vereadores e vereadoras se preocuparam em definir o quanto a CMJP poderia se comprometer financeiramente com essa ajuda”, observou o parlamentar.

João Almeida (Solidariedade), as divergências político-partidárias estão abrindo espaço para a sintonia de discursos e ações. “Entendemos a sintonia de nossos discursos. Temos união, deixamos as bandeiras partidárias de lado em função de darmos nossas mãos nesse momento de pandemia para promover políticas públicas de enfrentamento à pandemia. Sabemos que o orçamento da Saúde é maior que a doação efetivada pela CMJP, mesmo assim, esse ato é grandioso e ajudará muita gente”.