CMJP celebra ‘Dia do Perito Criminal Oficial’ com palestras sobre atividade pericial
A Câmara Municipal de João Pessoa realizou, na tarde quarta-feira (5), uma sessão especial em alusão ao ‘Dia do Perito Criminal Oficial’, comemorado anualmente em 4 de dezembro. Na ocasião, a perita Gabriela Henriques da Nóbrega e o promotor do 2º Tribunal do Júri da Comarca de Campina Grande Márcio Gondim palestraram sobre suas experiências na atividade pericial. O evento foi proposto pelo vereador Humberto Pontes (Avante) e secretariado pelo vereador Marcos Henriques (PT).
Em seu discurso, o vereador Humberto Pontes destacou que o ‘Dia do Perito Criminal Oficial’ serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. Ele fez um breve relato sobre a profissão e a instituição da data comemorativa. “As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartadas nem quando o réu confessa o crime. Por fim quero parabenizar todos esses profissionais pelo zelo e competência no mister de suas funções”, falou.
O promotor do 2º Tribunal do Júri da Comarca de Campina Grande Márcio Gondim apresentou o tema ‘A Importância da Prova Pericial no Plenário do Júri’, com base em sua experiência profissional, destacando que se comprova a materialidade do crime através de provas periciais. “A vítima vai falar no processo através da perícia criminal, que traz uma certeza científica. A Palavra do perito tem uma força muito forte. A perícia criminal tem toda importância no Plenário do Júri por suscitar a percepção do fato criminoso através da ciência”, explicou.
A perita Gabriela Henriques da Nóbrega fez um apresentação sobre a atividade pericial falando sobre sua experiência profissional. “Ser perito é de fato uma escolha de vida. O perito tem na sua finalidade a verdade. Ele busca incessantemente a verdade científica e imparcial, sempre auxiliando na promoção da justiça”, explanou.
A sessão especial foi prestigiada por profissionais das mais diversas esferas relacionadas as áreas policiais e criminais. Na ocasião, representantes da perícia criminal de João Pessoa foram homenageados com o ‘Certificado de Apreciação’ do mandato do vereador Humberto Pontes.
O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal, Paulo Brasil, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e a canção ‘Amigos para Sempre’, com participação da solista Joelma Bastos.
Homenagem
A escolha do dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal foi uma homenagem ao patrono dos peritos criminais, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse dia e morreu tragicamente, em 1976, após sofrer uma queda de um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, no interior do Estado de Minas Gerais.
Assista à sessão especial na íntegra aqui.