CMJP celebra 94 anos do PC do B e outorga três cidadanias

por Damião Rodrigues — publicado 07/04/2016 21h00, última modificação 08/07/2019 15h24
De acordo com o cronograma divulgado pelo Cerimonial da Casa, serão realizadas duas sessões solenes e duas sessões especiais, todas no Plenário Senador Humberto Lucena, a partir das 15h.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar, no período de 11 a 15 de abril, quatro eventos, conforme a agenda da semana divulgada pelo setor de Cerimonial da Casa. De acordo com o cronograma, serão duas sessões solenes e duas sessões especiais, todas realizadas no Plenário Senador Humberto Lucena, a partir das 15h. O Legislativo Municipal vai celebrar os 94 anos do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e outorgar três Títulos de Cidadania Pessoense.

Na segunda-feira (11), será realizada a primeira sessão solene da semana para outorga do Título de Cidadã Pessoense à senadora Ana Amélia Lemos. A homenagem foi proposta pelo vereador Marco Antônio (PHS).

“A brilhante senadora vem fazendo história no Congresso Nacional atuando em diversas frentes parlamentares, a exemplo da valorização da tecnologia como um diferencial para o desenvolvimento, educação em tempo integral, defesa da harmonia entre o progresso e o meio ambiente, desenvolvimento cultural para construção da cidadania e a preocupação com os aposentados. Por essas e outras iniciativas, reconhecemos e, merecidamente, homenageamos a senadora Ana Amélia Lemos por seus valorosos serviços prestados ao Brasil, em especial à população de João Pessoa, com esta honraria”, justificou o propositor.

Ana Amélia Lemos nasceu em 23 de março de 1945, em Lagoa Vermelha (RS). Formada em Jornalismo, em Porto Alegre (RS), no ano de 1970, foi convidada para trabalhar no Jornal do Comércio. Em 1979, transferiu-se para Brasília (DF), como repórter da Zero Hora, da RBS TV e da Rádio Gaúcha. Em 2010, Ana Amélia deixou o cargo que ocupava na RBS para ser candidata ao Senado Federal, sendo eleita no mesmo ano. Ela participa atualmente como titular de dezesseis comissões e é suplente de outras duas. Entre as comissões de que participa, Ana Amélia é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e integra a representação brasileira no Parlamento do Mercosul.

CMJP celebra os 94 anos do PC do B

A primeira sessão especial do período acontece na terça-feira (12), para celebrar os 94 anos do Partido Comunista do Brasil (PC do B), em uma propositura do vereador Helton Renê (PC do B).

Em 25 de março, o Partido Comunista do Brasil, o mais antigo do País, comemorou 94 anos de existência. O PC do B é um partido político brasileiro de esquerda, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis. Sua sede é em Brasília (DF). Originalmente, foi criado em 1958 como uma dissidência alinhada ao stalinismo dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Líder de religião de matriz africana recebe cidadania pessoense

Na quarta-feira (13), em outra sessão especial, o vereador Bira (PSD) vai outorgar o Título de Cidadão Pessoense a Renato César Ribeiro Bonfim, fundador da Casa de Cultura Ile Asé d’Osoguiã (IAO).

“A presente propositura tem como escopo prestar uma homenagem a Renato Bonfim, como forma de reconhecimento pelos préstimos realizados em prol da cidade de João Pessoa. Sua coragem, transparência e persistência, características preponderantes em sua formação política, marcantes em sua personalidade, fizeram-no enfrentar e derrubar algumas barreiras com relação à intolerância religiosa, levando à sua comunidade cidadania, mostrando deveres e direitos que todo cidadão deve ter. Ele mostra o verdadeiro sentido das religiões de matriz africana, desmistificando o preconceito”, justificou o propositor.

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1958, e oriundo de uma família de matriz africana, aos nove anos Renato Bonfim já vivia em comunidade de terreiro e foi confirmado para o culto ao Orixá no ano de 1997, já na cidade de João Pessoa. Com formação em Administração, mudou-se para a Capital paraibana em 1984. Aqui residiu até 2007, quando, por motivos familiares, retornou ao Rio de Janeiro e lá fundou a Casa de Cultura Ile Asé d’Osoguiã (IAO), em Duque de Caxias (RJ).

Em 2009, retornou a João Pessoa e transferiu para esta cidade a instituição Casa de Cultura. Atual presidente e responsável pela área de captação de recursos da Casa de Cultura, que hoje tem acento em Conselhos Federais e Municipais, realizou o mapeamento dos terreiros do município de João Pessoa, projeto apoiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

Jornalista recebe homenagem na CMJP

O último evento da semana será uma sessão solene, prevista para a tarde da quinta-feira (14), para outorga de mais uma cidadania pessoense, desta vez ao jornalista Wendell Rodrigues. A propositura é do vereador Marmuthe (PSD), que destacou, em sua justificativa, que o homenageado é o jornalista de televisão e rádio mais premiado das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo ranking do Instituto Corda e do portal jornalistasecia.com.br.

Wendell Rodrigues nasceu em Recife (PE), em 1981. É graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, tem pós-graduação em Jornalismo Cultural e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2003, aceitou um convite para trabalhar em João Pessoa.

Atualmente, ele é repórter especial e apresentador da TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, além de ser professor universitário, lecionando em graduações e pós-graduações. Wendell Rodrigues já ganhou mais de 70 prêmios estaduais, regionais, nacionais e internacionais, em 13 anos de carreira.