CMJP celebra a quarta 'Semana da Quaresma'

por Damião Rodrigues — publicado 10/03/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 13h01
A oração, a bondade e o diálogo são as armas do bom cristão”, exortou o padre Carlos Maurício durante a celebração

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), a celebração eucarística da quarta 'Semana da Quaresma', no plenário da Casa. A missa foi conduzida pelo padre Carlos Maurício, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Bessa, na Capital.

A Primeira Leitura foi lida pelo assessor de gabinete Tarciso Tadeu e teve como base o Livro da Sabedoria, capítulo 2, versículos 1a. 12-22: “Dizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios: Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se 'filho de Deus'. ...Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras”.

Já o Salmo Responsorial 33 foi proclamado pela funcionária pública aposentada Ayone Chaves “Do coração atribulado está perto o Senhor. O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta. Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.”, diz a Palavra Sagrada.

O Evangelho do Dia apresentou as palavras de João, capítulo 7, versículos 1-3. 10. 25-30: “Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas. ...Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.' Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora. ”, disse.

Em sua homilia o padre Maurício falou que a humanidade está mergulhada em uma realidade muito próxima da vivida por Jesus. “Estamos com medo de sair a rua. Somos perseguidos pelos cruéis que nos atacam. A oração, a bondade e o diálogo são as armas do bom cristão. Com fé em Deus conviveremos com o perigo sem atingir ou ser atingido”, exortou.

Os louvores da celebração foram evocados pelo editor de imagem da TV Câmara, Elifas Levi. Também participaram da celebração servidores da Casa e fiéis da comunidade. A missa na CMJP é realizada todas as sextas-feiras, a partir das 8h, e transmitida ao vivo pela TV Câmara de João Pessoa, através dos canais 23 da Net e 52 sinal aberto. A reprise acontece no turno da noite.