CMJP celebra Dia do Exército Brasileiro
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial alusiva ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado em 19 de abril, na tarde desta terça-feira (25). A solenidade, proposta pela vereadora Raíssa Lacerda (PSL), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena.
Compuseram a mesa a autora da homenagem; o vereador Lucas de Brito (PSL); os representante do 1º Grupamento de Engenharia da Paraíba, coronel Pagotti e coronel Carlos Alberto; os representantes do 15º Batalhão, o ex-comandante e coronel Marcos Augusto Costa e o coronel Álvaro Salmito Tubagi; o general oficial da reserva, Carlos Alberto Haas; a tenente Ana Lúcia; o delegado do Estado da Paraíba, José de Arimatéa Pereira de Albuquerque; e a representante da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, juíza Conceição Marsicano.
Raíssa Lacerda destacou o sentimento de união e força em prol da nação que o Exército Brasileiro representa, através do espírito patriótico exercido na consolidação do desenvolvimento do país. Na oportunidade, a vereadora lembrou muitos dos trabalhos realizados pelo Exército, tais como o auxílio em caso de calamidade pública, o combate ao Aedes Aegypti, a duplicação da BR 101 e o controle dos “carros pipas” que abastecem de água o sertão nordestino.
“O Exército é parcela integrante da nossa sociedade. Comunga com ideais democráticos e de liberdade do povo, colaborando com o desenvolvimento do País, da manutenção da paz social, da defesa do território, da garantia das leis, da ordem e do funcionamento das instituições”, justificou Raíssa Lacerda. Ela enfatizou os sentimentos de união e vitória que acompanham o Dia do Exército Brasileiro e lembrou a primeira Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, em Pernambuco, como marco da formação do Exército, quando brasileiros se reuniram para lutar contra a dominação holandesa.
O delgado José de Arimatéa afirmou que o Exército é o braço forte e a mão amiga da Nação. “Duas instituições deveriam pontuar a vida dos jovens de nosso país: o Exército e a Igreja”, ponderou. Já a juíza Conceição Marsicano exaltou o trabalho de parceria entre o Exército e a cidade de Bayeux na realização de ações sociais pela periferia.
O coronel Pagotti falou da satisfação em perceber a aceitação do Exército pela população. “É gratificante a forma como somos bem recebidos nas casas ao entrarmos para executar qualquer ação social. O exército é parcela integrante de nossa sociedade e zela diuturnamente pelo bem comum. Luta pela consolidação da nação brasileira, contribuindo com o desenvolvimento do país”, enfatizou.
Outras autoridades e componentes do corpo operacional do Exército Brasileiro prestigiaram a solenidade.