CMJP celebrou datas comemorativas propondo debates durante 2015
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou diversas datas importantes no Plenário Senador Humberto Lucena, durante 2015. Em sessões solenes e especiais, o Legislativo celebrou momentos importantes para a população. Em algumas datas, os parlamentares aproveitaram para debater ações e sugestões de melhorias para a Capital, durante a realização de audiências públicas.
O Partido Comunista Brasileiro (PC do B) foi homenageado, pela passagem dos seus 93 anos, através de uma propositura do vereador Renato Martins (PSB). Já os 60 anos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram comemorados junto com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em sessão especial proposta por Bruno Farias (PPS) e o deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB).
Uma sessão especial do vereador Benilton Lucena (PSD) comemorou os 70 anos do Instituto Cândida Vargas (ICV). Na ocasião, servidores do Instituto receberam homenagens: a médica Cristina Maria Batista Abath, de Campina Grande, recebeu o Título de Cidadã Pessoense; também foram ofertados ao auxiliar Dimas Danúbio Dantas, a Medalha Cidade de João Pessoa; e ao médico José Clementino de Oliveira Neto e o benfeitor da instituição, Aderaldo Pereira de Oliveira, Diplomas de Honra ao Mérito.
Outra sessão especial foi realizada em alusão aos 50 anos de regulamentação da profissão de administrador no Brasil e dos Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAS). O presidente da CMJP e propositor da homenagem, Durval Ferreira (PP), foi homenageado pelo CRA-PB com o Certificado e o Distintivo de Administrador.
O “Dia do Metodismo Wesleyano”, celebrado em 24 de maio, foi lembrado pelo vereador Edson Cruz (PP). Já o Dia Mundial da Optometria, comemorado em 6 de março, foi rememorado em uma propositura do vereador Sérgio da SAC (SD).
Vereadores debateram crise hídrica, alcoolismo, adoção e igualdade
Uma audiência pública celebrou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e discutiu a situação atual e a projeção para o futuro em relação aos mananciais que integram a rede de abastecimento da Região Metropolitana em uma propositura dos vereadores Marco Antônio (PPS), Eduardo Carneiro e Sérgio da SAC.
Outra audiência pública homenageou os bibliotecários pela passagem do dia da categoria, comemorado em 12 de março. A propositura da homenagem foi de Lucas de Brito (DEM), que também propôs a discussão de como a CMJP pode contribuir para a universalização das bibliotecas em escolas públicas e privadas, determinação prevista em lei; a inclusão de bibliotecários no quadro de servidores da Educação; e a criação dos sistemas utilizados em bibliotecas públicas e escolares. Lucas também propôs uma audiência pública em que se celebrou o Dia do Enfermeiro, comemorado nacionalmente em 12 de maio, na qual discutiram-se reivindicações da categoria.
Já o Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente em dia 20 de novembro, foi celebrado em propositura de Bira (PSD), que debateu ações de combate ao racismo e mecanismos para garantir a igualdade social. O parlamentar também comemorou o Dia Nacional da Adoção, que é celebrado anualmente em todo o País em 25 de Maio. Os assistentes sociais foram homenageados em sessão especial de autoria de Raoni Mendes (PTB), e serviu para denunciar dificuldades enfrentadas pela categoria.
Em 2015, a instituição mundial Alcoólicos Anônimos (AA) comemorou 80 anos de existência em todo o mundo. Para celebrar a data, Sérgio da SAC propôs uma sessão especial durante a qual houve três palestras sobre a instituição e o alcoolismo.
Parlamento homenageou trabalhos sociais, filantrópicos e religiosos
Os 58 anos de atuação da Legião da Boa Vontade (LBV), associação filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social, na Capital, foram comemorados em uma proposição do vereador Marmuthe (PSD). A LBV recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. Marmuthe também sugeriu a celebração dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Já o vereador Fuba (PT) foi o propositor da celebração dos 30 anos da Casa Pequeno Davi, uma organização da sociedade civil sem fins econômicos, que desenvolve atividades educacionais com crianças e adolescentes do Bairro Róger e adjacências do Terminal Rodoviário em João Pessoa.
Os 80 anos de fundação do Betel também foram celebrados na CMJP. A instituição foi homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito e ao diretor-presidente do Instituto Bíblico Betel Brasileiro (IBBB), pastor Edmundo Jordão de Vasconcelos Neto, foi concedido o Título de Cidadão Pessoense. A solenidade teve autoria do presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira.
O vereador Raoni Mendes celebrou os 30 anos do Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia Nossa Senhora das Neves (EJC Neves). Já os 13 anos de fundação da Comunidade Evangélica Shekinah foram celebrados pelo vereador Edson Cruz (PP), que destacou a evangelização e o trabalho social realizados pela comunidade e pelo seu pastor, Clóvis Sérgio Costa Ramos.
Edson Cruz também propôs a comemoração dos 32 anos de fundação da Associação Paraibana de Deficientes Físicos (Aspadef), uma instituição não governamental, que atua beneficiando os deficientes, através de doações de cadeiras de rodas, cestas básicas e tratamento fisioterápico. O parlamentar ainda celebrou os 32 anos do bairro de Mangabeira. Ele destacou que a localidade é o maior aglomerado habitacional da Paraíba.
Já os 31 anos do bairro Valentina de Figueiredo foram comemorados pelo vereador Sérgio da SAC, que entregou o Título de Cidadão Pessoense ao jornalista Josinato Gomes Procópio, “pela sua representatividade no bairro e relevantes serviços prestados à Capital”.
Sérgio também propôs a celebração dos 35 anos da Loja Grande Oriente da Paraíba (GOPB) e entregou Diplomas de Honra ao Mérito aos seguintes maçons: Carlos Augusto Brás Cavalcante, João Gouveia Neto, Antônio Manoel Soares de Almeida, José Clóvis de Medeiros, Antenor Rocha Pinto, Ário Pereira de Castro e Manoel Wellington de Assis.
O Dia do Maçom também foi celebrado em sessão especial proposta conjuntamente pelos vereadores Benilton Lucena e Sérgio da SAC. Durante a solenidade, foram entregues seis Medalhas Cidade de João Pessoa a Cláudio de Melo Souza (in memoriam), Olegário Lins da Silva (in memoriam), Arlindo Bonifácio, Getúlio Valézio do Egito, Rômulo Francisco Urtiga e Adaílton de Albuquerque Viana, que também recebeu um Diploma de Honra ao Mérito. Também foi entregue o Diploma de Posse de Delegado Vitalício a Antônio Manoel Soares de Almeida.
Já o Dia da Ordem DeMolay, entidade pertencente à Maçonaria que agrega jovens com idade entre 12 e 21 anos, foi celebrado em propositura de Bira (PSD). O Dia da Ordem DeMolay é comemorado em 18 de março.
Artistas foram lembrados em festival na CMJP
O Dia Nacional do Artista Plástico (8 de maio) foi celebrado em proposta do presidente da Casa, vereador Durval Ferreira, e integrou a programação de abertura do XII Festival de Artes Visuais da Paraíba (Favi-PB), que aconteceu entre os dias 8 a 31 de maio de 2015.
Legislativo entregou Diploma a 247 estudantes
Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, 257 estudantes das redes pública (estadual e municipal) e privada da Capital receberam o Diploma Estudante Destaque José Lins do Rego. A propositura para realização da sessão solene foi da vereadora Eliza Virgínia (PSDB), que também foi autora do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 381/2015, que concedeu a honraria aos alunos exitosos.
Câmara apoiou o micro e pequeno negócio
Os pequenos negócios da Capital foram homenageados no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, em propositura do presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira. Na ocasião, a Federação das Micro e Pequenas empresas do Estado da Paraíba (Femipe) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, na pessoa do seu vice-presidente, Cícero da Costa Freire. O presidente Durval também celebrou o Dia da Bíblia e a Semana da Cultura Evangélica.