CMJP comemora 94 anos do PCdoB
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene para celebrar os 94 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão especial aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no Plenário Senador Humberto Lucena, em proposição do vereador Helton Renê (PC do B).
De acordo com Helton Renê, o PCdoB, acima de tudo, esta encarregado de trazer a cidadania para o país e nunca permaneceu estático, sempre se renovando na luta pela liberdade. O parlamentar fez uma breve reconstituição sobre a história do partido, destacando as principais conquistas nas transformações da sociedade brasileira.
Segundo o presidente estadual do PCdoB na Paraíba, Simão Almeida, o Partido é o mais antigo desta República, apesar de ter sido perseguido por décadas, permanece na luta pela consolidação da democracia do Brasil. “A luta continua para não permitir que grandes conquistas do nosso povo sejam perdidas. Vivemos mais um desafio para garantir o processo de desenvolvimento da nossa sociedade. Grandes vitórias virão para nosso partido e para o povo brasileiro”, defendeu.
O presidente municipal do PCdoB em João Pessoa, Agamenon Sarinho, falou de sua satisfação em participar da celebração da epopeia do PCdoB nas conquistas sociais do povo brasileiro. “É uma história de luta que nos orgulha. Não existe movimento popular neste país que não tenha a participação do PCdoB. Vamos continuar na luta pelo estado de direito, pela democracia e pela consolidação das conquista do nosso povo”, afirmou.
O presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Mailson de Lima, comentou que o partido não se furta de ir às ruas lutar pela preservação da liberdade no país. Já o presidente do Movimento pela Moradia Digna (MDM), Ednaldo Fontes, destacou que o Brasil nunca avançou tanto quanto nos últimos anos. “Vivemos em um Brasil de muitas oportunidades. Minha filha vai para universidade, conquista que antes eu achava que era apenas um sonho. Não podemos deixar o país retroceder. O PCdoB tem raízes nos movimentos populares, com os pés no presente, pensando no futuro”, declarou.
A representante da União Brasileira de Mulheres, Lourdes Meira, afirmou que o Partido Comunista (PC) foi o primeiro do mundo a reconhecer a importância da participação da mulher nas transformações da sociedade. Ela destacou que o PCdoB se baseia na defesa da justiça social, liberdade e atualmente tem papel de destaque nas lutas pela consolidação da democracia no Brasil. Já a representante da Frente Brasil Popular, Elida Lima, disse que o partido está sempre disposto a construir uma nova sociedade mais justa e solidária.
A dirigente estadual de formação do PCdoB, Frances Zenaide, recitou um poema em saudação a Guerrilha do Araguaia, movimento de luta armada que ocorreu na região do Araguaia (divisa entre os estados de Tocantins e Pará), entre os anos de 1972 e 1975. Este movimento era contrário à ditadura militar implantada no Brasil, através de golpe, em 1964. Diversos integrantes da legenda usaram a tribuna para falar sobre suas experiências de luta junto ao partido. Todos destacaram a importância do partido nas principais transformações sociais do Brasil.
PCdoB
Fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói (RJ), e reorganizado em São Paulo (SP), em 18 de fevereiro de 1962, o PCdoB é um partido brasileiro de esquerda, com bases ideológicas nos princípios do marxismo-leninismo, com representatividade nacional muito em função da penetração nos meios sindicais e estudantis. Sua sede é em Brasília (DF) e ele faz parte da base de sustentação do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).
De acordo com o site oficial da legenda, o princípio básico da organização do partido é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente, no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao interesse coletivo ou da maioria. Assim, o partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força para um Brasil socialista, verdadeiramente democrático e soberano.