CMJP comemora o 30º EJC da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

por Haryson Alves — publicado 14/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 11h31
Bruno Farias (PPS) realizou uma sessão especial para homenagear o movimento que já evangelizou mais de 3 mil jovens em suas edições

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou o 30º Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Miramar, na Capital. O autor da sessão especial, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), no plenário da Casa, foi o vereador Bruno Farias (PPS).

“Através dos Encontros com Cristo, pais e filhos sentam à mesma mesa para dividir as dificuldades, angústias e problemas, mas, também, para compartilhar as conquistas e celebrar as vitórias”, comentou Bruno Farias, após sugerir a reflexão: “o que de mais relevante fiz, não só em função de minhas realizações pessoais, mas no sentido de ser útil aos meus semelhantes?”, questionou o vereador, que é fiel da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde já participou de 17 encontros.

Bruno Farias Ainda destacou que, a partir de Encontros com Cristo, é possível viver momentos únicos, fazer amizades sinceras, ter experiências individuais de intimidade com Deus, momentos de encontro consigo mesmo e de doação, ao se dispôr a trabalhar num evento em função dos encontristas.

 

Vereador Bruno Farias (PPS) revela em discurso o quanto o EJC realizou mudanças positivas em sua vida.

“O EJC deu sentido verdadeiro a minha vida. Ele me ensina, de maneira renovada, as lições do poeta Fernando Sabino: a fazer da interrupção um caminho novo; a fazer da queda um passo de dança; do medo uma escada; do sonho uma ponte; da procura, um encontro”, comentou Bruno Farias, justificando o motivo da homenagem ao 30º EJC em Fátima.

Durante a solenidade, um dos representantes da equipe dirigente do EJC, Francisco Lúcio, enfatizou que o evento foca “a valorização da pessoa humana, descobrindo suas potencialidades e revelando o sentido cristão da vida”. Na oportunidade, alguns dos presentes puderam fazer perguntas a respeito do evento ao fundador do EJC em Fátima, Padre Leônidas, e a outros membros do movimento. Entre relatos de participantes e testemunhos de experiências no evento, um vídeo mostrou a história das outras edições do EJC em Fátima.

Princípios cristãos se refletem em ações pastorais sociais

“Como se trata de jovens, costumamos de dizer que a alegria, nessa faixa etária, seria como 'fogo de palha', que passaria rapidamente. No entanto, neste movimento isso é diferente”, constatou o padre Leônidas. “Observo que diferente de meu tempo, os jovens de hoje são mais atuantes e comprometidos com o exercício da oração”, complementou Bruno Farias.

“É um grande aprendizado e privilégio servir a Jesus no segmento jovem. Quando os vejo em ações pastorais sociais é de dar orgulho, pois eles conseguem mostrar aos demais que não é preciso estar na igreja para estar com Jesus. Que Deus torne o chão desse movimento cada vez mais fértil a partir de suas atividades, que também levam a caridade em si. Essa alegria nos faz acreditar no futuro pelo amor que brilha no coração dos jovens”, observou o diácono Everton, que auxilia o EJC em Fátima.

 

Integrantes do EJC em Fátima fizeram perguntas a lideranças do movimento acerca do evento e de sua importância.

Também estiveram presentes na sessão especial o vereador Bosquinho (PSC); o ex-vereador Tavinho Santos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), que também atua no Encontro, Paulo Maia; o representante dos membros iniciantes do Encontro, Ramon Roberto; a representante dos membros veteranos do movimento, Bruna Denise; além de outros integrantes dos Encontros com Cristo em Fátima.

Encontro de Jovens com Cristo

O EJC da Paróquia Nossa Senhora de Fátima é um movimento ligado à Pastoral da Juventude, com sentimento paroquial e familiar, que acontece em dois dias e meio. Por ele já passaram mais de 3 mil jovens e, geralmente, o movimento reúne 120 participantes a cada edição. Seu objetivo é aproximar o jovem de Jesus Cristo, acolhê-lo no seio da família cristã e engajá-lo na comunidade. Visa também a auxiliar o jovem a formar seus próprios valores vivenciais, na alegria encontrada na prática do amor ao próximo, tendo como base os princípios cristãos, através de palestras e reuniões em grupos com a intenção não apenas de convertê-los, mas, também, de os ajudar a crescer na comunidade e na família