CMJP comemora o dia do profissional de contabilidade

por Paulo de Pádua — publicado 21/04/2019 21h00, última modificação 30/06/2019 21h39
Na Paraíba, existem cerca de 6 mil profissionais, são milhares de contadores e técnicos realizando serviços que dão suporte ao processo de gestão

Contadores, sindicalistas e dirigentes de conselhos se reuniram, na tarde desta segunda-feira (22), para comemorar, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o dia do profissional de Contabilidade, que é celebrado oficialmente na próxima quinta-feira (25). Atualmente, cerca de 6 mil profissionais atuam no mercado da Paraíba. São milhares de técnicos e contadores, que realizam diversos serviços como pessoa jurídica ou de forma autônoma.

No Brasil, existem 520 mil trabalhadores nessa área e 20 milhões de empresas contábeis. Esses profissionais são considerados a mola mestra da arrecadação de recursos da gestão pública e privada por realizarem serviços de perícia, contabilidade, auditoria, planejamentos financeiros, relatórios contábeis e, sobre tudo, desenvolver contabilidade gerencial para dar suporte ao processo da gestão.

Na tribuna, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Vilma Pereira de Souza, fez um breve histórico do surgimento da profissão e do patrono dos contabilistas, João Lyra, que instituiu a data comemorativa no dia 25 de abril, em 1926. Vilma informou que, hoje, existem cerca de 6.059 profissionais em atuação em todo o Estado. “São milhares de técnicos e contabilistas na ativa, desenvolvendo serviços essenciais para dar suporte a gestão”, afirmou.

Segundo ela, os órgãos de fiscalização, como a Receita Federal e os Tribunais de Contas, precisam de profissionais contábeis capacitados e adequados às novas tecnologias e ferramentas digitais. “A procura pela profissão ainda é muito grande. O contador está, hoje, entre as dez primeiras profissões mais desejadas do mundo”, assegurou.

22.04.19_AP_DiadoContador_ft_JulianaSantos 072

A audiência pública foi proposta pela Mesa Diretora da CMJP e presidida pelo vereador Humberto Pontes (Avante). O parlamentar destacou, na ocasião, a importância do trabalho realizado pelos contabilistas e lembrou, entre outras questões, que no Brasil atuam 20 milhões de empresas contábeis no mercado e cerca de 520 mil profissionais. “A Câmara estará sempre de portas abertas para receber os contadores e debater assuntos de interesse da categoria”, ressaltou.

Além da presidente do CRC-PB Vilma Pereira, e do vereador Humberto Pontes, compuseram a mesa da audiência: o conselheiro federal de contabilidade, Garibaldi Dantas; o presidente do Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores no Estado da Paraíba (Sincontab-PB), Laércio Braga; o presidente da Associação dos Peritos Contábeis do Estado, Geraldo Alves; e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Albeci Filho.

O conselheiro federal Garibaldi Dantas disse que a contabilidade é imprescindível em qualquer uma das áreas de mercado. Já o presidente do Sincontabil-PB, Laércio Braga, elogiou a inciativa da Casa e ainda parabenizou o prefeito Luciano Cartaxo pelo bom uso dos investimentos na Capital. Laércio anunciou que o Sindicato vai instalar um equipamento de lazer para os contabilistas no segundo semestre do próximo ano. Por sua vez, Albeci Filho comentou que a categoria é digna de qualquer homenagem.