CMJP concede Cidadania Pessoense à jornalista Andréia Barros

por Alexandre Kito (Assessoria/Raoni Mendes) Edição: Secom CMJP — publicado 26/07/2016 21h00, última modificação 12/07/2019 17h47
Honraria proposta por Raoni Mendes (DEM) será entregue próximo dia 2, no plenário da Casa Napoleão Laureano

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai homenagear a empresária e jornalista Andréia Barros, natural de Juiz de Fora (MG), com a entrega do Título de Cidadã Pessoense. A honraria foi proposta pelo ex-vereador e atual deputado estadual Raoni Mendes (DEM), e será entregue pelo vereador Bruno Farias (PPS). A sessão solene está prevista para o próximo dia 2, às 15h, no plenário da Casa Legislativa.

Em sua justificativa, Raoni Mendes disse que decidiu prestar a homenagem como forma de reconhecimento aos préstimos realizados por Andréia Barros em prol da cidade de João Pessoa.

“São claros o amor e a dedicação profissional que Andréia tem pela nossa Capital. Nada mais justo do que homenagearmos essa competente e dinâmica profissional que, com sua coragem e dedicação, características preponderantes em sua formação e marcantes em sua personalidade, a fizeram enfrentar os desafios de viver longe de sua terra natal e de conquistar espaço importante em nossa cidade”, justificou Raoni.

Para a homenageada, que mora em João Pessoa há nove anos, é uma grande honra receber este reconhecimento público. “Estou imensamente feliz pelo reconhecimento do meu trabalho, especialmente vindo de Raoni Mendes. Certamente será um dos dias mais importantes da minha vida, já que, aqui, nesta linda e acolhedora cidade, consegui realizar alguns dos meus maiores sonhos. Quero ser sempre uma boa cidadã para esta cidade, a qual amo desde que cheguei”, enfatizou Andréia.

Perfil da homenageada

Andréia Barros Costa é mineira de Juiz de Fora (MG) e comemorou nove anos como moradora de João Pessoa em fevereiro de 2016. Jornalista profissional, é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduada em Assessoria de Comunicação pela Universidade Estácio de Sá.

Como profissional da imprensa, atuou em veículos de comunicação e órgãos de assessoria em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, antes de morar na Paraíba. Na Capital paraibana, colaborou com o portal WSCOM, como repórter e colunista, e atuou como repórter, editora adjunta e editora chefe da Revista Nordeste. Passou também pelas TVs Tambaú e Master, como editora e apresentadora, e assinou contrato recentemente com a TV Manaíra, na qual vai apresentar e editar um programa sobre economia e empreendedorismo locais.

Entre as principais premiações, conquistou por duas vezes o Prêmio BNB – Banco do Nordeste de Jornalismo e foi finalista dos prêmios nacionais da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi) e o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, com reportagens que apresentaram os avanços do Estado da Paraíba em Educação, Economia e Desenvolvimento Humano. Andréia Barros recebeu Voto de Aplausos da CMJP por duas vezes e da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) por reportagens de cunho investigativo.

Andréia também contribuiu como servidora pública do Estado na função de diretora de Jornalismo da Secretaria de Estado da Comunicação da Paraíba (Secom-PB). Após isso, enveredou para a área empresarial como empreendedora e entrou como sócia-diretora da Integrativa, empresa da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco em comunicação corporativa.

Foi uma das fundadoras do portal Paraíba Total, único canal de notícias exclusivas de economia, mercado e negócios do Estado que pode ser lido em seis idiomas, com serviços exclusivos, no qual atua como editora chefe. Pelo Paraíba Total, Andréia conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo, com reportagem multimídia sobre empreendedorismo, e montou um dossiê pelos 10 anos da morte do economista paraibano Celso Furtado, que ganhou reconhecimento local e nacional por meio do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

É ainda uma das fundadoras do Fórum das Mulheres de Negócios da Paraíba (FMN), associação sem fins lucrativos que visa ao empoderamento feminino e ao fomento de negócios e capacitação da mulher empreendedora no Estado, nos mais diversos setores. No FMN, Andréia faz parte da diretoria como assessora de comunicação.