CMJP concede honrarias a pastora e empresário da Educação
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu o Título de Cidadão Pessoense ao empresário Daniel Dias Machado e a Medalha Cidade de João Pessoa à pastora Tânia Regina Castelliano, na tarde desta quinta-feira (1º). A entrega das honrarias foi proposta pelo vereador Dinho (PMN) e a sessão solene aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena.
“Esta homenagem a Tânia Castellano se justifica pela sua atividade à frente da Igreja Batista da Cristandade, no bairro do Bessa, onde, apaixonada pela 'palavra' e acreditando no potencial do ser humano, realiza uma missão de fé e bondade”, comentou Dinho, lembrando que a homenageada já recebeu a Cidadania Pessoense, em 2008, do ex-vereador Tavinho Santos.
Dinho (PMN) destacou a atuação dos homenageados em benefício de JP e como destaques enquanto profissionais.
Dinho afirmou que um dos grandes legados que o empresário Daniel Dias Machado deixou com seus estudos esteve em sua atuação a fim de promover a integração na tríplice fronteira entre o Brasil, Argentina e o Paraguai. O trabalho objetivou estender as pesquisas do homenageado sobre a influência das comunidades internacionais no cotidiano dos cidadãos sul-americanos.
“São duas honrarias que oferecemos com muita felicidade e orgulho, seja pela história desses dois cidadãos, seja pela dedicação com a qual se destacam através de suas atividades”, justificou Dinho.
Discursos
Tânia Castellano comentou sobre os trabalhos desafiantes que desenvolveu com órfãos, jovens em conflito com a lei e também realizando doação de livros em praças na Capital.
“Acredito que todos nós, seres humanos, temos potencial para sermos transformados em qualidade de liderança. Agradeço a importância do amor de Deus e das oportunidades que Ele nos dá. O que fazemos ecoa no futuro. Agradeço a homenagem, recebida em vida, e quero compartilhar esse momento com todos”, enfatizou Tânia Castellano, que, agradecida, fez menção à escritora paraibana Fátima Almeida, que lhe ajudou no ofício literário de escrever
Homenageados fazem parte de grupo educacional que trabalha com pós-graduações e atua em JP há 4 anos.
Ao discorrer sobre a importância e alcance da educação a distância, Daniel Machado salientou que receber a honraria da CMJP “é o reflexo de tantas noites sem sono em prol do trabalho de buscar soluções para os estudantes. Compartilho esse título com todos de João Pessoa, pois levo as experiências que vivencio aqui por onde passo. Acredito que o trabalho com a educação na Capital tem um motivo: refletir-se positivamente na vida dos cidadãos”.
O empresário também destacou que artigos e materiais científicos produzidos em João Pessoa já auxiliaram na resolução de problemas educacionais em outros países, como em Angola.
Homenageados
A carioca Tânia Regina Castelliano, além de pastora, também é escritora. Ela mora em João Pessoa há 30 anos, tem mestrado em Linguística, além de doutorado em Direito e Educação. Daniel Dias Machado é de Porto Alegre (RS), tem formação em Comércio Exterior, Ciências Políticas e Relações Internacionais, área em que também é doutor. Preside o grupo educacional Unigrendal, voltado para pós-graduação, que está há 10 anos no Brasil e, desde 2012, atua em João Pessoa. Neste ano, junto com a pastora Tânia Castelliano, que é diretora da Unigrendal no Brasil, ambos os homenageados promoveram na Capital o “SOS Educação”, seminário que discutiu e propôs novas práticas educacionais.