CMJP concede Título de Cidadão Pessoa à sindicalista pelos relevantes serviços prestados aos comerciários

por Paulo de Pádua — publicado 05/09/2019 19h54, última modificação 05/09/2019 19h54
Colaboradores: Olenildo Nascimento
Proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT), a sessão solene contou com a presença de familiares e amigos do homenageado

“É o reconhecimento de uma história dedicada à defesa do coletivo e de uma sociedade mais justa, e também um estímulo a mais para que a gente continue fazendo esse trabalho e seguindo nessa caminhada”. Foi o que declarou o sindicalista e comerciário Rogério Braz de Oliveira, durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (5), na qual recebeu o Título de Cidadão Pessoense, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Natural de Cruz do Espírito Santo, Rogério Braz é presidente do Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa e secretário de relações de trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado. O novo cidadão pessoense tem uma longa trajetória de luta em defesa do segmento e uma folha de serviços prestados à classe dos comerciários. Casado com Maria das Neves e pai de Raquel e Letícia, Rogério está sempre participando das manifestações organizadas pela CUT e pela Frente do Brasil Popular, que envolve professores, estudantes e vários outros setores da sociedade civil organizada.

Durante a solenidade, o homenageado avaliou que os estudantes são os futuros trabalhadores que, na sua concepção, vão enfrentar a dura realidade posta pelo mercado de trabalho e pela situação econômica do país. “Então, essa homenagem vai servir como instrumento para fortalecer nossa atuação para tentar melhorar, a cada dia, um pouco mais a vida de cada um”, afirmou o sindicalista, acrescentando que a honraria coroa uma trajetória construída com a participação de amigos, familiares, comerciários e seus pais, Otávio Braz e Maria do Socorro Silva (in memorian).

O autor da propositura, vereador Marcos Henriques (PT), afirmou que Rogério Braz tem uma história de luta em favor da categoria, e que “a luta e as conquistas protagonizadas por esse grande companheiro na Capital paraibana não poderiam passar em branco”. “Sabemos que é um título simbólico, uma honraria de caráter público e legal. No entanto, muito mais do que isso, é a oportunidade para demonstrarmos a satisfação que temos em ter você [Rogério] como uma pessoa que faz a diferença em nossa cidade”, observou o petista.

Além do vereador Marcos Henriques e do homenageado, compuseram a mesa da sessão solene o presidente da Federação dos Comerciários da Paraíba, João de Deus; a presidenta do Sindicato dos Serviços do Comércio (CAA), Ana Cristina; o deputado estadual Anísio Maia (PT); o diretor administrativo e financeiro da Confederação Nacional dos Comerciários, Eliezer Gomes; e o secretário de formação da Executiva da CUT, Sebastião Santos.

Durante a solenidade, que também contou com a presença de amigos de Rogério Braz e vários militantes de luta do movimento sindical que ele integra, o Coral da CMJP, regido pela maestrina Socorro Estrela e que conta com o vocal de Paulo Brasil, cantou a música “Tempo Perdido”, do Legião Urbana, em homenagem ao sindicalista. A assessoria de comunicação do Sindicato apresentou um vídeo sobre a vida do homenageado.

Emoção marca homenagens ao sindicalista

A irmã do homenageado, Simone Braz, ocupou a tribuna e, visivelmente emocionada, comentou que para a família era um momento de muita alegria e emoção falar de Rogério, que sempre esteve presente na vida de todos, como irmão, amigo, pai e tio. Eliezer Gomes disse que, ao mesmo tempo que Rogério é congratulado como cidadão pessoense, todas as entidades e sindicatos passam a ser também. A sindicalista Ana Cristina lembrou que conheceu o homenageado em 2005, quando lhe foi dada a missão de presidir o Sindicato dos Comerciários. “De lá para cá, foram 14 anos de muita luta, juntos, em prol da classe trabalhadora”, destacou.

Já o sindicalista João de Deus preferiu resgatar fatos, ao longo dos anos, de sua convivência com o amigo. Para Sebastião Santos, a vida de Rogério Braz representa muito mais coisas do que a biografia que foi apresentada na sessão. “Ele dedicou toda a sua história de vida ao movimento sindical”, comentou. Por fim, o deputado Anísio Maia ressaltou que esse Título de Cidadão Pessoense estava sendo concedido para quem, realmente, trabalha e tem lutado pela categoria, sem medir esforços. “Quem luta pelas causas sociais merece ser agraciado e ter o reconhecimento da sociedade”, completou.