CMJP concede título de Cidadão Pessoense ao grão-mestre maçom Marcos José
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu na tarde deste sábado (14), em sessão solene, o título de Cidadão Pessoense ao soberano grão-mestre geral Marcos José da Silva, que nasceu no Rio de Janeiro (RJ). A homenagem foi uma propositura do vereador João Corujinha (PSDC) e aconteceu na Loja Maçônica 5 de Agosto, no bairro do Cristo Redentor. “Quantos almejam uma honraria como essa e poucos conseguiram. Me sinto lisonjeado com a homenagem. Estou muito feliz e sou grato ao vereador João Corujinha, autor da propositura, e todos os outros 26 vereadores que aprovaram este título por unanimidade”, declarou Marcos José. Ele acrescentou que estava muito honrado por integrar, a partir de agora, o rol de personalidades agraciadas com o título de Cidadão Pessoese. “Com esse título, minha relação com João Pessoa se consolida ainda mais”, afirmou o homenageado, que é casado com Ligia Castro da Silva, pai de Márcia Jurema, João Marcos e Marcos Vinícius, e avô de vários netos.
Em seu pronunciamento, o vereador Corujinha disse que a Câmara concedia, numa tarde extremamente especial, o título de cidadania ao grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, por justiça e merecimento. Ainda de acordo com o parlamentar, Marcos José possui uma trajetória invejável, com quase 40 anos de maçonaria. “Uma pessoa incansável que, com muita dedicação, superando as adversidades, exercendo uma política séria e objetiva, chegou ao cargo de grão-mestre geral de uma das maiores instituições da América Latina”, revelou. O vereador destacou que o novo cidadão pessoense foi um dos responsáveis pelo projeto da instituição que desenvolve ações de prevenção ao consumo de drogas, através do programa Maçonaria a Favor da Vida, além de outras ações na luta contra a corrupção. A sessão contou, ainda, com a presença dos vereadores João dos Santos (PR), 2º vice-presidente da Casa, e Humberto Pontes (Avante), vários grãos-mestres e dirigentes da Loja Maçônica 5 de Agosto, entre outras instituições espelhadas pelo Estado.
O grão-mestre adjunto-estadual da Loja Maçônica 5 de Agosto, Nilton Figueiredo, que compôs a mesa, destacou a importância de Marcos José para a instituição. Já Eriberto Mendonça, que ocupa o cargo de deputado estadual da Maçonaria, nomenclatura essa usada pela instituição, ressaltou que a importância da honraria concedida ao homenageado, também engrandece a Maçonaria e todos os seus integrantes. O atual venerável mestre, Antônio Expedito, afirmou que Marcos é uma personalidade de destaque e altivez entre os marçons.