CMJP debate papel da mulher no empreendedorismo

por Damião Rodrigues — publicado 20/12/2019 15h48, última modificação 20/12/2019 15h48
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma sessão especial com o intuito de debater o papel da mulher no empreendedorismo. A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) foi a propositora do evento alusivo ao ‘Movimento Mulheres que Vencem’. O vereador João dos Santos (PR) secretariou os trabalhos.

Eliza Virgínia destacou a importância da Mulher na sociedade contemporânea e o papel feminino no empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do país.

“Estou muito feliz em homenagear mulheres de igreja. Muitas vezes, elas são discriminadas pelas feministas, alegando que somos submissas. Somos estudiosas e empreendedoras, se quisermos, mas também somos donas de casa, se quisermos. Não sou feminista, sou feminina e não quero ser mais que os homens”, ressaltou a vereadora, que ainda enfatizou: “As mulheres empreendedoras enfrentam diferenças e desigualdades. A busca por condições iguais de trabalho ainda parece ser longa, mas as mulheres já demonstram todo o seu potencial e competência para desenvolver negócios inovadores, criativos e revolucionários”.

A líder do Movimento Mulheres que Vencem da Igreja Internacional da Graça de Deus na Paraíba, pastora Regiane Cardoso, explicou que o movimento procura fortalecer a mulher para as lutas cotidianas através da fé. “Juntas somos mais fortes. Podemos, através da fé, falar para outra que ela pode vencer e pode contribuir na vida financeira de sua família”, pregou a pastora que, na ocasião realizou um louvor com cânticos evangélicos.

A presidente do Fórum das Mulheres de Negócios, Melca Farias, falou que as mulheres já obtiveram algumas conquistas, mas que há muito a conquistar. Ela também ressaltou que os empreendedores, de uma forma geral, devem ser mais incentivados. “Nós mulheres queremos equiparação salarial. Merecemos ganhar igual porque exercemos as mesmas funções. Nós empreendedores precisamos ser nivelados por cima com atenção para redução da taxação e dos tributos. Estou aqui também como empresária para conclamar que o poder público nos olhe com olhar mais empático e com sororidade. Nós contribuímos com o desenvolvimento da Paraíba e do Brasil. Congratulações a todas as mulheres que vencem”, comentou.

As representantes do Grupo Mulheres do Brasil Socorro Alencar e Andréa Libardi citaram as realizações do grupo e destacaram a importância da participação da população nas decisões políticas do país. “Precisamos tomar de assalto esse país que é nosso. Vamos fazer parte dessa sociedade, participando da política, porque ela rege nossa vida. A mulher paraibana é reconhecida em todo país como mulher de fibra. É essa mulher que precisa estar à frente das mudanças de nossa sociedade”, ensejou Andréa Libardi.

Uma das beneficiadas das ações do Grupo Mulheres do Brasil, Elizangêla Barbosa, deu um testemunho sobre a contribuição do grupo no fortalecimento de sua vida, após uma situação desastrosa pela qual passou. De acordo com ela, após sofrer um estupro e ser mal atendida em uma delegacia da cidade, ela foi amparada no Centro de Referência da Mulher, onde pôde fazer um curso de design de sobrancelhas. “Estou aqui para dizer as mulheres que não fiquem caladas quando sofrerem alguma violência. Também preciso falar que o Centro de Referência da Mulher acolhe com atenção e afeto, além de disponibilizar os cursos oferecidos pelo Grupo Mulheres do Brasil. Procurem o Centro e sintam-se acolhidas e com um novo norte”, aconselhou.