CMJP debateu a prática de esportes radicais e solicitou melhorias para a área na Capital

por Clarisse Oliveira — publicado 13/01/2016 22h00, última modificação 10/07/2019 12h03
Construção de ginásio de escola, de equipamentos de lazer e a criação de Fundo Municipal do Esporte foram algumas iniciativas da área em 2015 do Legislativo Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) solicitou à Administração Pública diversas melhorias para a área esportiva da Capital, durante as atividades legislativas de 2015. Além disso, realizou sessão especial para debater a prática dos esportes radicais na cidade.

O vereador Zezinho Botafogo (PSB), em outubro do ano passado, solicitou à Secretaria Municipal de Educação e Culttura (Sedec) a construção do ginásio da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no bairro Esplanada I. O socialista ainda é autor de uma Indicação ao Executivo Municipal para a criação do Fundo Municipal do Esporte na cidade de João Pessoa.

Segundo o parlamentar, a criação do Fundo tem o objetivo de ampliar as receitas no sentido de desenvolver as atividades de esportes e lazer na cidade. “Buscamos expandir e levar ao maior número de pessoas os benefícios decorrentes da atividades esportivas, visando à maximização da prática do esporte e sua utilização sistemática”, justificou Zezinho Botafogo.

Já o vereador Lucas de Brito (DEM) solicitou à Sedec o aprimoramento dos projetos assistenciais existentes no bairro de Mandacaru, principalmente nas áreas de lazer, esporte e cultura. Segundo o parlamentar, a solicitação veio de reivindicações da própria população do bairro.

A construção de um equipamento de lazer e esporte no bairro do Grotão foi solicitada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) pelo vereador Djanilson (PPS). Já Bosquinho (DEM) solicitou à Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) a recuperação da quadra de esportes da Rua Antônio Pereira Castro, localizada em Mangabeira.

CMJP debateu a prática de esportes radicais

De autoria do vereador Bira (PSD), uma sessão especial foi realizada em outubro e reuniu adeptos e simpatizantes das várias modalidades dessa tendência desportiva. Estiveram presentes representantes da Associação de Longboard da Paraíba, da Associação do Skate da Paraíba, da Sejer e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), discutindo problemas e oportunidades para o segmento na Capital.

“Precisamos criar um canal de interlocução, para ouvirmos as demandas e as dificuldades cotidianas de todos os praticantes dos esportes radicais da nossa Capital. Lutaremos para que João Pessoa continue diferenciada na prática desses esportes”, destacou o parlamentar durante a sessão especial proposta por ele.

Vereador propõe que ginásio se torne Centro de Treinamento

Já Marmuthe (SD) solicitou à Sejer a transformação do Ginásio Hermes Taurino, localizado em Mangabeira, em um Centro de Treinamento de Desporto e Paradesporto. De acordo com o parlamentar, a solicitação visa à ampliação do equipamento para que ele possa ter espaço para a preparação e a avaliação do desporto e paradesporto.

Segundo Marmuthe, a ideia é que o Centro de Treinamento seja equipado com salas para fisioterapia, nutricionistas, cardiologistas, neurologistas, assistentes sociais, técnicos, professores de Educação Física, além de contar com pista sintética de atletismo, alojamento, auditório e laboratórios.