CMJP discute concurso de policiais e bombeiros militares e concede honrarias
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar uma audiência pública e cinco sessões solenes na semana de 6 a 10 de junho, de acordo com o setor de Cerimonial da Casa. A segurança pública da Capital será discutida, juntamente com o concurso para policiais e bombeiros militares, realizado em 2008, além da convocação dos aprovados. A CMJP também vai conceder honrarias a personalidades que prestaram serviços relevantes ao Município.
Na segunda-feira (6), às 15h, o vereador João Almeida (SD) vai conceder o Título de Cidadão Pessoense ao médico-cirurgião Fernando Salvo Torres Mello. Segundo o propositor da sessão solene, o médico-cirurgião será homenageado “pelo seu extraordinário trabalho na área da saúde, pela sua postura profissional e pelos relevantes serviços prestados à comunidade científica e à sociedade de João Pessoa”. A sessão acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena.
Natural de São Paulo (SP), Fernando Salvo Torres Mello, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Getúlio Vargas-PE, Cirurgia vídeo-laparoscópica e em seguida Cirurgia do Aparelho Digestivo, ambas, no Hospital das Clínicas (HC-UFPE); Mestrado em Cirurgia, UFPE. Atualmente é médico-cirurgião concursado do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB).
CMJP debate Segurança Pública
De autoria dos vereadores Sérgio da SAC (SD) e Lucas de Brito (PSL), na terça-feira (7), às 15h, está prevista a realização de uma audiência pública para debater a segurança pública, além de discutir os trâmites acerca do concurso público realizado em 2008 para os cargos de policial e bombeiro militares. O evento acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena.
“O objetivo da realização do debate é atender a uma reivindicação feita pelos moradores da Capital, em face à atual problemática enfrentada pelos cidadãos de João Pessoa, que são vítimas diárias da violência”, justificou Sérgio da SAC.
Companhia de arte religiosa é homenageada
Na quarta-feira (8), às 15h, a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) concederá à Companhia de Arte Abner a Comenda Cultural Ariano Suassuna, em reconhecimento às obras realizadas pela entidade na Capital. A sessão solene acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena.
A Cia de Artes Abner existe há 15 anos e tem o objetivo de comunicar a palavra de Deus por meio de expressões artísticas e educativas, promovendo ou participando de espetáculos em teatros, escolas, igrejas e praças, tanto em João Pessoa quanto em outras cidades do Brasil e Portugal. Em 2015, a Cia Abner fundou o Espaço Abner – Escola Cristã de Artes e Aluguel de Fantasias, com cursos de teatro, dança, técnicas circenses, música, maquiagem artística e cinema. Desde o ano de 2006, a Cia Abner adquiriu o direito de promover o “Casa do Julgamento” em João Pessoa, espetáculo que já foi apresentado em mais de sete países.
Juiz de direito recebe cidadania
O vereador Bosquinho (PSC), na quinta-feira (9), às 16h, vai conceder cidadania pessoense ao juiz de direito José Célio de Lacerda Sá. De acordo com o propositor da sessão solene, que vai acontecer no Plenário Senador Humberto Lucena, o magistrado será condecorado “pelo seu extraordinário valor como cidadão e profissional da área do Direito, além dos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa”.
Natural de São José de Lagoa Tapada, na Paraíba, José Célio de Lacerda Sá possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialização em Gestão Jurisdicional de meios e fins pelo Centro Universitário de João Pessoa. Exerce suas atividades profissionais como juiz de Direito titular da 7ª Vara Cível de João Pessoa.
Atleta de Jiu-Jitsu recebe Comenda Talento Esportivo
O Campeão mundial de Jiu-Jitsu, Paulo Tarcísio Pessoa Jardim, receberá das mãos do vereador Raoni Mendes (DEM) a Comenda Talento Esportivo, na quinta-feira (9). A sessão solene acontecerá na Academia Checkmat em Manaíra.
Tarcísio Pessoa Jardim é policial civil do Estado da Paraíba, mas foi no Jiu-Jitsu que o atleta se destacou, sendo campeão mundial na competição World Master Senior, uma das mais importantes do mundo, que reuniu cerca de 2 mil atletas de vários países e foi realizada em setembro de 2015, em Las vegas, Estados Unidos. Tarcísio Jardim já conquistou os títulos de campeão brasileiro e vice-campeão mundial, além de ser bicampeão sul-americano em sua categoria e ter conquistado o bronze por duas vezes no Pan-Americano.
Secretária da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil recebe cidadania
Encerrando os trabalhos da semana, na sexta-feira (10), às 15h, o vereador Lucas de Brito (PSL) vai conceder o Título de Cidadã Pessoense à Secretária da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Gertrudes Ferreira Tavares. A sessão solene acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena. Segundo a justificativa do propositor da homenagem, Gertrudes Ferreira Tavares merece a Cidadania Pessoense “pelo seu extraordinário valor e relevantes serviços prestados à Capital”.
Natural da cidade de Campo Mourão, localizada no Paraná, a Secretária da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil reside há vários anos na cidade de João Pessoa. Gertrudes Ferreira é responsável pelo funcionamento da Associação, onde, segundo Lucas de Brito, realiza uma gestão marcada pela superação do machismo e pela defesa dos veteranos de guerra, estabelecendo uma melhor condição de vida para os veteranos já idosos.