CMJP discute ensino de Enfermagem a distância e homenageia presidente do Coren-PB
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, nesta quarta-feira (18), dois eventos no Plenário Senador Humberto Lucena, ambos propostos pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD). Durante sessão solene, o parlamentar homenageou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Ronaldo Miguel Beserra, com a outorga do Título de Cidadão Pessoense. Já na audiência pública, foi discutido o ensino de Enfermagem a distância, com a presença de representantes da categoria que condenam tal prática.
Em sua justificativa à homenagem outorgada, o vereador Marmuthe afirmou que o presidente do Coren-PB desenvolve um trabalho de dedicação à sua categoria profissional. Ele disse também que Ronaldo Beserra sempre lutou, junto ao seu mandato, por propostas que beneficiassem os enfermeiros e outros profissionais da Enfermagem da Capital paraibana, e que muitas conquistas obtidas são fruto dessa parceria. “Parabéns pela sua luta, pelo seu incessante comprometimento com a ética e a responsabilidade com os serviços de saúde na nossa cidade e no nosso Estado. João Pessoa não poderia jamais deixar de reconhecer seu trabalho e tê-lo como cidadão pessoense”, observou o parlamentar.
Ronaldo Miguel Beserra nasceu em Souza, no Sertão paraibano. Graduou-se na Faculdade Santa Emília de Rodat e tem mestrado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva (Ibrati). É servidor público da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, tendo desempenhado diversas funções públicas voltadas para sua categoria profissional. Atualmente, preside o Coren-PB e é membro da Comissão Nacional dos Enfermeiros Militares do Brasil, no Cofen.
O vereador Djanilson (PR) secretariou os trabalhos e também reconheceu a atuação de Ronaldo Beserra à frente do Coren-PB, especialmente na busca pela redução da jornada laboral da categoria em João Pessoa. “Graças a esse empenho de Ronaldo, conseguimos reduzir a carga horária dos profissionais de Enfermagem junto ao Município para 30h semanais”, explicou.
Profissionais defendem cursos presenciais de Enfermagem
Imediatamente após a realização da sessão solene, foi iniciada uma audiência pública para discutir a problemática do ensino a distância da Enfermagem no País. Marmuthe explicou que as novas tecnologias estão propiciando uma maior disseminação do saber, mas os cursos virtuais têm causado certo temor no campo da saúde. “Algumas áreas do conhecimento precisam de ferramentas teórico-práticas e do contato presencial para a formação humanística dos futuros profissionais”, observou o vereador.
Nesse sentido, a professora Valdelize Elvas Pinheiro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), disse que, enquanto representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), está com outros membros e ativistas da área viajando o Brasil inteiro para tentar sensibilizar os diversos setores sobre a importância dessa discussão. Ela disse que o Cofen, após ser provocado para dar um posicionamento sobre o tema, foi categórico: “Para cuidar da vida das pessoas, não se pode ter esse tipo de ensino a distância. Tem que ter aulas teóricas e práticas desde o primeiro semestre do curso, avaliação presencial e outras medidas fundamentais”.
Valdelize Pinheiro explicou que os centros universitários têm autonomia para criar os cursos que desejarem, e o Ministério da Educação (MEC) apenas os registra. “O Cofen está preocupado com essa formação sem qualidade e está tentando interferir junto ao MEC, pois existem muitos cursos a distância e também muitos cursos presenciais que não têm qualidade. Se não há qualidade na formação, o enfermeiro não vai prestar um serviço de qualidade para as pessoas”, completou.
Também se pronunciaram nesse sentido, além do próprio presidente do Coren-PB, Ronaldo Beserra; o conselheiro estadual Edson Gomes, do Coren-PB; a professora Betânia Maria Pereira dos Santos; e o conselheiro federal Anselmo Jackson Rodrigues de Almeida. Todos eles compuseram a mesa dos trabalhos.