CMJP discute evasão e violência escolar e concede homenagens
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai discutir o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação do “Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência nas Escolas da Rede Pública de Ensino”, celebrar os 30 anos do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e homenagear personalidades. De acordo com o Cerimonial da Casa, serão realizadas duas sessões especiais e cinco solenes, de 13 a 17 de junho.
Na segunda-feira (13), às 15h, no Plenário da CMJP, acontece a primeira sessão solene da semana, durante a qual será outorgado o Título de Cidadão Pessoense ao professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Laércio Losano. O vereador Fuba (PT) propôs a solenidade e a honraria.
“Além da dedicação à docência e à pesquisa, Laércio Losano teve atuação na administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), exercendo cargo de chefe de departamento e coordenador de pós-graduação. Além disso, ele também teve atuação sindical e político-partidária. Pelas razões expostas, o homenageado está mais do que credenciado a receber desta Casa o Título de Cidadão Pessoense pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa”, justificou Fuba.
Laércio Losano nasceu em São Caetano do Sul (SP), é graduado, mestre, doutor e pós-doutor em Física, tendo estudado nas Universidades de São Carlos, São Paulo e do Porto. Atualmente é professor titular na UFPB.
Evasão e violência nas escolas são temas de debate
A discussão sobre a obrigatoriedade da implantação do “Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência nas Escolas da Rede Pública de Ensino” acontecerá às 15h da terça-feira (14). A sessão especial, proposta pela vereadora Eliza Virgínia (PSDB), será realizada no Plenário Senador Humberto Lucena.
Celebração dos 30 anos do EJC da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Outra sessão especial vai acontecer na quarta-feira (15), às 15h, para comemorar os 30 anos do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O vereador Bruno Farias (PPS) propôs a celebração, que vai ocorrer no Plenário da Casa.
O EJC é um movimento ligado à Pastoral da Juventude, com sentimento paroquial e familiar. Tem como objetivo aproximar o jovem do Cristo Jesus, acolhê-lo no seio da família cristã e engajá-lo na comunidade. Visa também auxiliar o jovem a formar seus próprios valores vivenciais, tendo como base os princípios cristãos, através de palestras e reuniões em grupos com a intenção não apenas de convertê-los, mas, também, ajudá-los a crescer na comunidade e na família.
Dermatologista especialista em psoríase é homenageada
Na quinta-feira (16), às 16h, novamente no Plenário da Casa de Napoleão Laureano, está prevista uma sessão solene para outorga da Cidadania Pessoense à médica Esther Bastos Palitot, em propositura do vereador Santino (PMN).
“Só pelo currículo, a homenagem já seria justa, mas ela se pauta também pela pessoa humana que Esther Bastos representa e por seu compromisso na divulgação de campanhas de conscientização e promoção da saúde e qualidade de vida, especialmente para os pacientes portadores de psoríase. O trabalho incansável dessa profissional tem melhorado a vida de milhares de pacientes que, diariamente, lotam as dependências do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) em busca de solução e tratamento para os males que os atingem”, justificou Santino.
Esther Bastos Palitot possui graduação em medicina pela UFPB, mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco e especialização em Dermatologia. Professora de dermatologia do Departamento de Promoção da Saúde (DPS) da UFPB. Coordena o Centro de Referência de Psoríase do estado da Paraíba.
Legislativo Municipal homenageia campeão mundial de Jiu-Jitsu
Ainda na quinta-feira (16), às 19h30, na Academia CheckMat, no bairro de Manaíra, acontece outra sessão solene, desta vez para entregar a Comenda Talento Esportivo ao campeão mundial de Jiu- Jitsu Paulo Tarcísio Pessoa Jardim. As proposituras da honraria e da solenidade foram do vereador Raoni Mendes (DEM).
Tarcísio Pessoa Jardim é natural de João Pessoa e policial civil da Paraíba, mas foi no Jiu-Jitsu que o atleta se destacou, sendo campeão mundial na competição World Master Sênior, uma das mais importantes do mundo, que reuniu cerca de dois mil atletas de vários países e foi realizada em setembro de 2015, em Las Vegas, Estados Unidos. Tarcísio Jardim já conquistou os títulos de campeão brasileiro e vice-campeão mundial, além de ser bicampeão sul-americano em sua categoria, e ter conquistado o bronze por duas vezes no Pan-Americano.
Mais honrarias no Plenário da CMJP
Mais uma vez, o plenário da Casa será movimentado por outra sessão solene, prevista para às 11h da sexta-feira (17). Na solenidade o presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP) vai entregar o Título de Cidadão Pessoense a Milton Pacífico José de Araújo “pelo seu extraordinário serviço prestado a João Pessoa”.
Finalizando os eventos da semana, às 15h da sexta-feira (17), acontece uma sessão solene para entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao contador Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes. O vereador Zezinho Botafogo (PSB) é o propositor da solenidade e da honraria.
“No desenrolar da história de um povo, cada época é marcada por personagens cujo brilho engrandece as nossas mais legítimas tradições. Tibério Limeira é um cidadão que merece toda nossa admiração, pois a sua competência é reconhecida por todos aqueles que o conhecem profissionalmente, além de ser uma pessoa amiga, dispondo de uma conduta irretocável. Assim sendo, nada mais meritório do que oferecer esta homenagem, como forma de reconhecimento a esse modelo de cidadão, que tem servido de exemplo aos seus pósteros”, justificou Zezinho Botafogo.
Tibério Limeira é formado em Ciências Contábeis pela UFPB. Iniciou sua vida pública na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), onde contribuiu para a implantação do Orçamento Democrático (OD), exercendo as funções de articulador, coordenador e secretário. Foi secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, pactuou com o Governo Federal o Plano Juventude Viva, que visa a enfrentar a mortalidade da juventude negra, além de aprovar junto à Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) o programa Estação Juventude, nas modalidades campo e urbano, sendo a Paraíba o único Estado da Federação a viabilizar as duas linhas.