CMJP discute novo Ensino Médio, LOA 2022 e entrega honrarias

por Clarisse Oliveira publicado 26/11/2021 12h10, última modificação 26/11/2021 12h10
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Duas audiências públicas e duas solenes estão marcadas para a semana de 29 de novembro a 3 de dezembro

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai discutir, durante a semana de 29 de novembro a 3 de dezembro, o novo Ensino Médio e a Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício financeiro de 2022. Ainda durante a semana, o Legislativo vai homenagear o advogado Marcelo Assunção e o empresário José Leodácio (Seu Dedé) com a cidadania pessoense. Todos os eventos acontecerão no Plenário Senador Humberto Lucena, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais de comunicação: Tv Câmara (canal aberto 6.2 e Net 23); Rádio Câmara FM 88.7; YouTube (tvcamarajp) e Portal da CMJP (www.joaopessoa.pb.leg.br).

Às 9h da segunda-feira (29), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a prestação de serviços de internet banda larga na Capital vai ouvir a empresa concessionária de energia elétrica na Paraíba, a Energisa, e a Secretaria de Infraestrutura do município. Os órgãos serão questionados sobre a questão do ordenamento dos cabos em João Pessoa.

O novo Ensino Médio vai ser discutido ainda na segunda-feira (29), durante audiência pública, às 10h30, proposta pelo vereador Marcílio do HBE (Patriota), no âmbito da Comissão de Políticas Públicas, na qual é presidente. Segundo o parlamentar, a mudança aprovada por lei e prevista para implementação em 2022 requer preparação das escolas paraibanas para aumento progressivo da carga horária e uma nova organização curricular estruturada. “Com base nessas mudanças, faz-se necessário discutir com o segmento educacional o futuro da educação em nossa cidade e o cumprimento dessas mudanças no âmbito público e privado”, justificou Marcílio do HBE.

Na quarta-feira (1º), o vereador Marcos Henriques (PT) vai homenagear o advogado, natural de Recife-PE, Marcelo Assunção com a cidadania pessoense, durante sessão solene, às 9h. "O nobre homenageado é advogado de grande envergadura no meio sindical, responsável pela consolidação de inúmeros direitos conquistados pela classe trabalhadora, em especial pelos trabalhadores do segmento bancário da Paraíba", afirmou o propositor em justificativa.

Ainda na quarta-feira (1º), às 10h30, acontece a audiência pública a fim de discutir programas, ações e metas propostas para a Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao exercício financeiro de 2022; e para a apresentação do Plano Plurianual dos próximos quatro anos. Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Obras Públicas (CFO) da Casa, vereador Bruno Farias (Cidadania), são convidados a comparecer à audiência secretários municipais, parlamentares, entidades representativas da sociedade civil organizada, cidadãos, servidores municipais e o público que tiver interesse na discussão.

Encerrando os eventos da semana, na sexta-feira (3), às 10h, o vereador Carlão (Patriota) vai homenagear o empresário serra-redondense José Leodácio de Souza (Seu Dedé) com a cidadania pessoense. “Seu Dedé é uma personalidade muito querida e respeitada no município, onde se consolidou como empresário de sucesso pelo seu bom trato com os clientes, que ao longo das décadas tornaram-se amigos e admiradores”, justificou Carlão.