CMJP discutiu segurança na Capital e prorrogação de concurso de Policiais Militares

por Clarisse Oliveira — publicado 13/01/2016 22h00, última modificação 10/07/2019 11h59
Durante 2015, a Câmara realizou audiências públicas e debateu vários aspectos para melhorar a segurança do Município.

Durante as atividades legislativas do ano de 2015, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) discutiu aspectos para melhorar a segurança pública na Capital paraibana. Dentre os trabalhos realizados referentes ao tema, destacam-se audiências públicas, a criação de um Conselho Municipal e da Frente Parlamentar de Segurança, além de várias solicitações dos parlamentares de reforço policial em bairros da cidade.

Em setembro do ano passado, o Plenário da Casa aprovou requerimento do vereador Lucas de Brito (DEM) solicitando a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Fundamental à Segurança Pública. Segundo o propositor do requerimento, a intenção da medida é aprofundar a luta contra o crescimento da violência na sociedade.

A prorrogação do concurso público da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), realizado em agosto de 2014, foi tema deaudiência pública realizada em novembro de 2015. Na ocasião, o propositor da debate, vereador Lucas de Brito, anunciou o recebimento de um ofício do Comando Geral da PMPB anunciando o prolongamento da validade do certame. Para o democrata, todos os aprovados no concurso precisam ser convocados para o curso de formação a fim de suprir o déficit de efetivo policial no Estado.

Ainda em novembro, a segurança pública foi tema da audiência pública que reuniu parlamentares e atores que promovem a área no Município e no Estado. A reunião, proposta pelos vereadores Dinho (PMN), Edson Cruz (PP) e Benilton Lucena (PSD), abordou aspectos como o retorno da Operação Manzuá, a ressocialização de condenados, a abertura de delegacias, a prevenção da violência, a Operação Lei Seca e o combate às drogas.

O vereador Lucas de Brito também teve aprovada em Plenário uma Indicação ao Executivo Municipal propondo a criação do Conselho Municipal da Segurança Urbana na Capital. Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de debater, juntamente com a sociedade e os profissionais da área, políticas públicas e propostas de Segurança Pública para que João Pessoa receba recursos do Governo Federal em programas de combate à violência.