CMJP e AL entregam título de cidadania à médico paulista

por Paulo de Pádua — publicado 16/12/2018 22h00, última modificação 30/06/2019 13h06
Pediatra, Bruno Leandro de Souza foi homenageado pelas duas casas legislativas durante sessão conjunta realizada nesta segunda-feira (17)

O vereador Leo Bezerra e o deputado Hervázio Bezerra, ambos do PSB, entregaram na tarde desta segunda-feira (17), o Título de Cidadão Pessoense e o Título de Cidadão Paraibano, respectivamente, ao médico pediatra Bruno Leandro de Souza, natural de São Paulo (SP), pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde da Capital e do Estado. A sessão solene, conjunta, ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) e reuniu familiares, amigos e colegas de profissão do homenageado.

A honraria foi proposta, em 2016, pelo vereador licenciado Durval Ferreira (PP), que exerce atualmente o cargo de secretário municipal de Ciências e Tecnologia (Secitec). “O médico Bruno Leonardo é um profissional exemplar. Ele (Bruno) tem realizado um trabalho importante na pediatria, que merece todo o nosso reconhecimento e homenagem”, ressaltou Leo Bezerra, que representou, durante a solenidade, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

d267365b-6928-43d7-a870-11135239cc15

Pela AL, o deputado Hervázio destacou inicialmente sua motivação em, juntamento com o vereador Leo, conceder a honraria ao médico pediatra. “Bruno, hoje, nós é que estamos comemorando, ao lhe conceder essa cidadania pessoense. Não poderíamos deixar de reconhecer seu zelo com essa bela missão, que é a de salvar a vida de crianças. Hoje é motivo de alegria, motivo de honra e de orgulho”, comentou o socialista, acrescentando que espera que o homenageado continue sendo essa pessoa humana e sempre fiel aos seus princípios.

Após o discurso dos parlamentares, o médico ocupou a tribuna para agradecer a presença dos familiares, amigos e de colegas de trabalho do Hospital Arlinda Marques e da Maternidade Frei Damião. Bruno também falou do apoio e amor que tem da esposa, Narriane Chaves, e dos filhos, Heitor e Henrique, além da amizade com o sanitarista farmacêutico, Jailson Vilberto, presidente do Conselho Municipal de João Pessoa.

Num dos trechos de seu discurso, Bruno Leandro falou de sua ligação e amor com a Capital. “Cheguei na Capital paraibana com 18 anos e fui estudar medicina na Universidade Federal de Campina Grande. O povo de João Pessoa sempre foi muito acolhedor. Além da cidade, eu me apaixonei por uma paraibana, Narriane Chaves. Ai esse elo com João Pessoa ficou eterno. Me sinto bastante honrado nessa sessão solene conjunta por ser agraciado com esse título. Mas eu já era pessoense e paraibano de alma”, disse o homenageado.

O deputado João Gonçalves (Podemos) secretariou os trabalhos da mesa da sessão, que contou, ainda, com a participação da secretaria-adjunta de Saúde do Município, Ana Giovana; e do sanitarista Jailson Vilberto.

Formação e ações do médico em benefício da pediatria

Bruno Leandro concluiu graduação em Medicina pela UFCG, com especialização em pediatria, pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imiip) e Endocrinologia Pediátrica, pelo Hospital das Clìnicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre em saúde pública pela Universidade Católica de Santos (Unisantos).

818ebb90-84b8-441f-a610-05b02cad0e7f

O médico assumiu a gestão do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em 2013, com o objetivo de implementar uma política de transparência e otimização dos investimentos para ampliar as ações de saúde às crianças paraibanas. No início da gestão, conseguiu ampliar a cirurgia de alta complexidade, sobretudo as cardíacas e as neurológicas, com a diminuição relativa dos custos por cada criança atendida.

Na Maternidade Frei Damião, que é referência no Estado da Paraíba, assumi a gestão com responsabilidade de organizar um fluxo direcionado para o atendimento e acompanhamento das mães com fetos ou recém-nascidos com microcefalia. A Maternidade recebeu em julho de 2017 o Título de Hospital Amigo da Mulher, uma honraria da Câmara dos Deputados em reconhecimento ao trabalho em defesa dos cuidados à mulher.

Sua gestão também ampliou em mais de 100 vezes o número de estudantes de faculdades que passaram a utilizar o Arlinda Marques como campo de aprendizado.