CMJP e ALPB homenageiam postumamente o engenheiro Edmílson Fonseca
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizaram, na tarde desta terça-feira (29), uma sessão especial conjunta com o objetivo de homenagear postumamente o engenheiro civil e sanitarista Edmílson Fonseca. A propositura foi do vereador Bruno Farias (PPS) e do deputado estadual Raoni Mendes (DEM).
O vereador Bruno Farias destacou que o homenageado era um engenheiro civil sanitarista de profundo talento, desenvoltura, bom humor e de personalidade marcante. “Justíssima esta homenagem a um dos grandes referenciais do sanitarismo do Brasil, um profissional que sempre atuou em defesa da sustentabilidade ambiental e do sanitarismo do nosso país”, discursou o vereador, que lembrou que o homenageado faleceu no último dia 25 de agosto.
O deputado estadual Raoni Mendes enfatizou que o sanitarista era um homem íntegro, honesto e que ocupou do mais simples ao mais alto cargo do serviço público, sempre com retidão, honestidade, transparência, seriedade e verdade. “Qualquer homenagem é pouco para um homem que soube, no setor público, servir aos cidadãos sem nenhuma mancha de corrupção na sua trajetória”.
O gestor da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), João Vicente, o deputado estadual Branco Mendes (PEN) e o ex-governador da Paraíba Roberto Paulino exaltaram a humildade e simplicidade do homenageado. Eles falaram das grandes realizações na área do sanitarismo e saneamento por toda Paraíba.
A filha do homenageado, Ana Clara Fonseca, falou da satisfação de conviver com o homenageado e confidenciou que seu pai, através do que ela intitulou como “Recantos de Pedagogia”, localizados em sua residência, ensinou a noção de desbravar o mundo. “Inconformado com sua inteligência, Edmílson Fonseca praticava a leitura e a escrita e nos servia de exemplo. Nunca parou, foi um eterno aprendiz. Talvez o maior mérito de meu pai foi criar sentidos para sua vida, além de criar sentidos na vida das pessoas. Em nome de toda nossa família agradeço aos propositores por essa homenagem e a todos pela presença”.
O vereador Sérgio da SAC (SD) secretariou a sessão, que foi prestigiada por diversas autoridades, como políticos e secretários municipais e estaduais, além de familiares e amigos do homenageado. O Coral Antônio Leite da CMJP, sob a regência do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcou o evento com a execução dos Hinos Nacional e da Oração de São Francisco. Durante a solenidade as canções “Fascinação” e “Carinhoso” foram entoadas pela cantora Glória Fonseca e pelo violinista Carlos Guedes.
Sobre o homenageado
Natural de Itaporanga, Edmílson Fonseca atuou por mais de 50 anos na área de saneamento ambiental, como na Fundação Nacional da Saúde (Funasa), na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).