CMJP estuda parceria com faculdade para viabilizar estágios a alunos de Direito

por Clarisse Oliveira — publicado 26/03/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 16h42
Coordenador da Maurício de Nassau levou proposta à Mesa Diretora da Câmara nesta segunda-feira (27)

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), recebeu o Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Maurício de Nassau, Utanajar Rodrigues Pereira, na manhã desta segunda-feira (27), para discutir a possibilidade de alunos da instituição estagiarem no Legislativo Pessoense.

Além do presidente da Casa, o coordenador foi recebido também pelos vereadores Lucas de Brito (PSL) e Helton Renê (PC do B), pelo diretor geral Carlos Santos e pelo secretário legislativo Rodrigo Neto.

Utanajar Rodrigues destacou que o curso de Direito possui um estágio obrigatório na grade curricular e que muitos alunos têm dificuldade de cumpri-lo por falta de oferta. Ele ressaltou a importância da prática legislativa para os alunos do curso.

“A ideia é que os alunos saiam dessa parte teórica de estudar o processo legislativo e que vejam, na prática, como funciona a criação de uma lei, da apresentação do projeto até a tramitação final e a votação”, explicou. O coordenador disse, ainda, que o estágio na CMJP vai além dos conhecimentos didáticos. “O estágio vai fazer os alunos discutirem política. Eles vão começar a ter uma formação enquanto operadores do Direito”, afirmou.

Utanajar Pereira destacou a importância da prática legislativa para os alunos do curso de Direito.[/caption]

O secretário legislativo Rodrigo Neto ressaltou a importância da proximidade da CMJP com estudantes em geral. “A ideia do presidente Marcos Vinícius com essa parceria é aproximar os alunos que necessitam de estágio para contribuir com a Câmara, oxigenando nossos setores e fazendo com que eles participem, de fato, do Poder Legislativo”, avaliou.

Lucas de Brito lembrou de programa realizado pelo seu mandato, chamado Aprendiz de Vereador, que seleciona estudantes para estagiarem em seu gabinete. O parlamentar sugeriu que esse programa fosse adotado ampliado para todos os gabinetes da Casa.