CMJP fica em tons azulados em adesão a campanha ‘Novembro Azul’

por Damião Rodrigues — publicado 04/11/2018 22h00, última modificação 01/07/2019 14h02
Legislativo da capital volta a aderir ao movimento, alertando para a prevenção ao câncer de próstata

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) adere à campanha ‘Novembro Azul’, cuja finalidade é mobilizar a sociedade para a prevenção do câncer de próstata e realizar ações de promoção da saúde do homem durante todo este mês. Por isso a fachada da Casa Napoleão Laureano ganhar tons de azul e o plenário está decorado com símbolos da campanha.

“Assim como nos preocupamos com a saúde das mulheres, com toda uma programação voltada ao ‘Outubro Rosa’, também nos preocupamos com a saúde dos homens. E por essa razão, voltamos a abraçar a campanha ‘Novembro Azul’, alertando para a prevenção ao câncer de proposta”, comentou o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

A Casa de Napoleão Laureano vem, nos últimos anos e a cada mês, aderindo a diversas campanhas importantes, estimulando um debate essencial, como por exemplo, sobre a Lei Maria da Penha, com relação a conscientização e prevenção ao suicídio e a prevenção ao câncer de mama e agora ao câncer de próstata.

História do movimento

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.