CMJP homenageia a farmacêutica Luciana Scotti

por Damião Rodrigues — publicado 02/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 17h07
A honraria foi proposta pelo vereador João Almeida (SD), que exaltou a dedicação da homenageada à comunidade científica e destacou que ela é um exemplo de superação.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta sexta-feira (3), uma sessão solene para outorga da Cidadania Pessoense a farmacêutica Luciana Scotti. A honraria foi proposta pelo vereador João Almeida (SD), que exaltou a dedicação da homenageada à comunidade científica e destacou que ela é um exemplo de superação.

Compuseram a mesa da solenidade o propositor, a homenageada e sua mãe Lélia Scotti, o vereador Djanilson (PR), que secretariou os trabalhos; a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz; o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Arnaldo Medeiros; a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia na Paraíba (CRF-PB), Renata Zaccara. Também participaram da sessão solene familiares, amigos e colegas profissionais da laureada.

 

João Almeida fez um relato da trajetória de vida da homenageada que nasceu em Alagoas e apesar de ter sofrido uma trombose cerebral conseguiu graduar-se, fazer mestrado e doutorado. E com apenas um dedo escreveu livros. “Um exemplo vivo pra inspiração de vidas. Reagiu a tudo com força e com coragem Sua contribuição para a comunidade científica, seu exemplo de superação, vencendo as dificuldades e limitações é um estímulo positivo para a sociedade, servindo de reflexão do quanto podemos e somos capazes de transformar situações e ampliar horizontes”, justificou João Almeida.

Arnaldo Medeiros disse que é um privilégio para Capital paraibana ter a homenageada com cidadã pessoense. “Falar de Luciana é falar de família, de amor e competência. É falar de uma nova pessoense que muito enobrece a nossa cidade. É um privilégio a nossa cidade recebê-la como cidadã pessoense”, proferiu.

 

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, falou que era uma honra pessoal participar de tão justa homenagem e parabenizou a mãe da homenageada, Lélia Scotti, pela força e coragem fornecidas a sua filha. Renata Zaccara comentou que apesar das deficiências todos podem superar os desafios do seu caminhar como a homenageada demonstrou ao mundo.

Lélia Scotti discursou pela homenageada e através de uma mensagem carregada de emoção e poesia falou da satisfação em compartilhar as experiências de vida com a nova cidadã pessoense. Ela exaltou a força e a coragem da filha que nunca esmorece ou desiste dos sonhos.

 

“Desejou abraçar o mundo apesar de suas limitações e criou asas. As suas mãos ganharam o mundo através da internet, os seus prantos sucumbiram todos. Os seus sonhos foram jorrados e sacralizados. A sua vida foi se tornando cada vez mais amada e reanimada. Uma manifestação revolutiva, eu melhor dentro de mim, eu melhor dentro de você. Ensinado a sofrer porque os frutos do sofrimento nos dão a visão do interior, a doce mística dos valores infinitamente ampliados. É aquela que ensinou tanto ao mundo”, discursou Lélia Scotti.

Luciana Scotti nasceu em Alagoas e formou-se em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Aos vinte e dois anos foi acometida repentinamente por uma trombose cerebral, que a deixou três meses em coma. Foi submetida há duas cirurgias no cérebro, mas obteve o diagnóstico de que ficaria sem os movimentos do corpo e sem a fala, tendo ainda que usar uma sonda para se alimentar. Em meio à essa dura realidade, mas sem perder a esperança, Luciana reagiu a tudo com força e coragem, e com apenas o movimento de um dedo tornou-se escritora. Atualmente trabalha na Farmácia do Hospital Universitário da Paraíba.