CMJP homenageia cerimonialistas

por Damião Rodrigues — publicado 24/10/2016 22h00, última modificação 18/07/2019 14h10
A solenidade, proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo da Capital paraibana.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, na tarde desta terça-feira (25), os cerimonialistas pela passagem do seu dia, comemorado em 29 de outubro. A solenidade, proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo da Capital paraibana.

O propositor da homenagem destacou que o cerimonialista precisa de constante aperfeiçoamento e vasto conhecimento de diversas áreas. “É com alegria e satisfação que celebramos um dia tão importante para um seguimento tão relevante para a nossa sociedade. Eles organizam e executem grandes eventos, sempre com um sorriso nos lábios e brilho nos olhos”, discursou.

O parlamentar também exaltou o trabalho do Setor de Cerimonial da CMJP, destacando o profissionalismo e a cordialidade de cada cerimonialista da Casa. “Estão sempre atentas e vigilantes, observando as formalidades dos eventos realizados pela CMJP com competência. Profissionalismo atestado todos os dias por todos os vereadores desse Parlamento. Um abraço de reconhecimento a cada uma das cerimonialistas da nossa Casa”, finalizou.

A diretora do Setor de Cerimonial da CMJP, Larissa Aguiar, apresentou um vídeo sobre as atividades realizadas pelas cerimonialistas no Parlamento da Capital paraibana. “Preciso agradecer a todas cerimonialistas que trabalham comigo e principalmente ao presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), pela confiança depositada no meu trabalho há tantos anos. São tantas funções desempenhadas que devem ser realizadas com jogo de cintura e muita responsabilidade. Só pessoas preparadas e capacitadas conseguem realizar tais ações, porque a rotina não pode deixar que erros passem despercebidos”, destacou.

 

O diretor da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Itapuan Botto Targino, falou que os cerimonialistas amam seu trabalho e sempre o realizam com satisfação e cordialidade. Já o delegado estadual do Comitê Nacional de Cerimonial Público (CNCP), Lucas Pereira, fez uma explanação sobre as principais ações desempenhadas pelos profissionais da área e cobrou reconhecimento profissional da categoria.

O reconhecimento profissional da categoria também foi cobrado pelo representante dos cerimonialistas sociais, Felipe Miranda. Ele também pediu a regulamentação dos cerimonialistas sociais e anunciou a publicação de uma “Cartilha de Cerimonial para Casamento”.

Cerimonialistas de diversas instituições da Paraíba prestigiaram a solenidade, a exemplo de André Luís, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Laísa Brito, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

 

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional e das músicas “A Paz”, do Conjunto Musical Roupa Nova (versão original: Heal the World - Michael Jackson) e “Emoções”, de Roberto Carlos.

A profissão

Cerimonialista é o profissional que tem o ofício de planejamento, organização, realização, controle e avaliação dos cerimoniais de eventos governamentais, não governamentais, empresariais, sociais, culturais, etc.

A profissão foi regulamentada no Brasil em março de 1972, pelo Decreto 70.274, única legislação referente às regras de cerimonial público. A atividade é imprescindível nas solenidades oficiais. Já o Dia Nacional do Cerimonialista foi instituído em 16 de novembro de 2009, para marcar a data da criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP), que foi fundado em 29 de outubro de 1993.