CMJP homenageia contadores
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, na tarde desta terça-feira (4), o Bacharel em Ciências Contábeis (contador) pela passagem do seu dia, 22 de setembro. A solenidade, proposta pelo presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo da Capital paraibana.
“Estamos aqui reunidos para homenagear o profissional de contabilidade que realiza seu trabalho sempre respaldado por princípios e normas técnicas, proporcionando a interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis. E somente este profissional dispõe das técnicas necessárias para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios”, discursou o presidente. Ele aproveitou a oportunidade para também homenagear os profissionais de contabilidade da CMJP “que desempenham um papel essencial para esta Casa Legislativa e para a sociedade pessoense”.
O parlamentar ainda destacou ações do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB) importantes para sociedade paraibana, tais como: a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para promover a transparência nas campanhas eleitorais através da mobilização dos profissionais registrados no Conselho; aproximação com as universidades paraibanas, tendo como objetivo a interação do meio acadêmico com a prática profissional, através do Programa “Sábados do Saber” e o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, no qual são arrecadados donativos e distribuídos para instituições de caridade.
O secretário executivo da Controladoria Geral do Estado da Paraíba, Gilmar Martins, representando o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), destacou a relevância e a importância dos contadores tanto para o setor público quanto para o privado, sempre em atenção a transparência de cada gestão.
O secretário adjunto de Administração Municipal, Brunno Sintônio, representando o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), parabenizou toda a categoria e ratificou a importância dos profissionais para contribuir com o equilíbrio financeiro de toda instituição. Ele ainda falou de algumas ações realizadas pela Gestão Municipal, exaltando a contribuição dos profissionais homenageados na transparência pública da atual Administração da Capital.
Impressões dos profissionais homenageados
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB), Garibaldi Dantas, enfatizou que houve evolução em relação ao respeito a profissão em todo país. Ele afirmou que a contabilidade é a única categoria que tem três celebrações instituídas no país: 12 de janeiro, o Dia do Empresário Contábil; 25 de abril, o Dia do Contabilista; e 22 de setembro, o Dia do Contador. “Na situação em que está nosso país, o contador fará com que nosso Brasil possa ser passado a limpo, com ética, dignidade, moral e decência. O profissional da contabilidade é o médico da empresa, através de seus diagnósticos pode garantir a saúde financeira de qualquer instituição”, defendeu.
O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Gilsandro Macedo, falou da satisfação de participar da homenagem. “O CFC e CRC estão trabalhando para fortalecer a identidade do profissional de contabilidade, importantíssimo e fundamental no processo de desenvolvimento e transparência do país”, discursou.
O presidente do Sindicato dos Técnico em Contabilidade e Contadores no Estado da Paraíba (Sincontab-PB), Laércio Braga, destacou a importância da categoria para o desenvolvimento do Brasil, através do trabalho de organizar a contabilidade das instituições do país.
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Paraíba (Sescon-PB), Joelmarx Sobrinho, falou sobre a falta de reconhecimento da categoria. “Muito se enaltece, e se elogia, mas existem problemas de reconhecimento de nossa categoria. Muitas vezes não somos ouvidos pelo Poder Público e precisamos sempre destacar nossa importância para o desenvolvimento de nosso país”, argumentou.
A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional, da Oração de São Francisco e da música “Tocando em Frente”.
Contador não é contabilista
O contador é o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. Existe uma diferença entre o este profissional e o contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis, enquanto o contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade. O Dia do Contabilista é comemorado em 25 de abril.
O dia 22 de setembro foi escolhido como dia do contador, por marcar um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.