CMJP homenageia dermatologista com Medalha Cidade de João Pessoa
A médica dermatologista Esther Palitot recebe, na próxima quinta-feira (16), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Medalha Cidade de João Pessoa. A proposta de homenagear a profissional foi feita pelo vereador Santino (PMN), em função de seu trabalho à frente do tratamento de portadores de psoríase, doença autoimune que, por ser pouco conhecida, ainda é motivo de preconceito na sociedade em relação a quem sofre com a manifestação dos sintomas.
O combate ao preconceito é uma das bandeiras que Santino abraçou desde os primeiros dias na CMJP, e a proposta de homenagear a médica surgiu logo após a aprovação de um Projeto de Lei (PL) de sua autoria que cria o Dia Municipal da Psoríase, uma das conquistas do mandato do vereador.
“Tive o prazer de conhecer de perto o trabalho da doutora Esther Palitot e ver como ela é engajada nessa causa e como sua atuação faz a diferença na vida dos pacientes. Além de ser uma profissional extremamente competente, é uma figura humana singular”, assegurou Santino.
A sessão solene acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena, a partir das 16h.
A homenageada
Esther Bastos Palitot possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco e especialização em Dermatologia pela Sociedade de Dermatologia. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, na área de Farmacologia.
Ela também é professora de Dermatologia do Departamento de Promoção da Saúde da UFPB e coordena o Centro de Referência de Psoríase do Estado da Paraíba. Fundadora e coordenadora docente da Liga de Dermatologia da Paraíba da UFPB, ainda tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psoríase, dermatite atópica, oncologia cutânia, cirurgia dermatológica e dermatologia corretiva. Além disso, ministra aulas em cursos e jornadas.