CMJP homenageia diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da UEPB

por Damião Rodrigues — publicado 04/12/2018 22h00, última modificação 30/06/2019 14h01
A solenidade, proposta pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), aconteceu na tarde desta terça-feira (4)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, com a outorga do Título de Cidadã Pessoense, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora doutora Jacqueline Echeverria Barrancos, boliviana radicada no Brasil desde 1982. A solenidade, proposta pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na tarde desta terça-feira (4).

A propositora justificou a homenagem em reconhecimento aos trabalhos prestados pela agraciada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), não apenas à comunidade acadêmica, mas a comunidade local, com o fomento de projetos de extensão, debates sobre a segurança pública da região, e na articulação da construção do Complexo Estudantil José Lins do Rego.

04.12.18_SS_Título_profa_jaqueline_ft_julianasantos 047

Na tribuna, a vereador fez um relato da trajetória de vida da homenageada com ênfase em suas conquistas profissionais. “Tem gente que é essencial e assim é Jacqueline Barrancos. Ela nos dignifica e nos faz querer ir além. Essa nova cidadã pessoense é uma companheira na construção de um mundo justo e igualitário. É uma honra outorgar esta homenagem”, disse.

Familiares, amigos, professores, alunos e servidores da UEPB prestigiaram a solenidade. Todos que usaram da tribuna ressaltaram as principais qualidades da agraciada e a definiram como guerreira, destemida, competente, criativa, aguerrida e vocacionada a ensinar.

“Jacqueline Echeverria, tu és uma mulher paraibana - pessoense forte, sim senhor. Tenho maior prazer de conhecê-la como profissional e acima de tudo como amiga”, declarou o diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Ênio Wocyli Dantas.

A nova cidadã pessoense agradeceu a vereadora pela homenagem e a sua família, amigos e colaboradores pela contribuição em sua trajetória de vida. Ela falou sobre sua afeição ao Brasil, já em seu país e fez uma narrativa de sua vida na Bolívia e de suas conquistas profissionais na Paraíba, desde que veio estudar na UFPB. “Este é um momento muito especial da minha vida e da minha família também. É uma honra e imensa alegria receber esta homenagem. Aqui em João Pessoa me realizei como profissional, mãe e avó. Obrigado a todos”, discursou.

04.12.18_SS_Título_profa_jaqueline_ft_julianasantos 013

Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a agraciada. O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, pontuou o evento com a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Bolívia, além da canção ‘Meu Sublime Torrão’.

A homenageada

A professora Jacqueline Echeverria Barrancos nasceu em 10 de maio de 1961, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Em 1981 aproveitando o Convênio Cultural, Brasil - Bolívia optou para concorrer a uma vaga de estudo para o Curso de Administração em qualquer universidade brasileira e foi selecionada como estudante de convênio para cursar estudos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde concluiu mestrado e doutorado. Em 2002, por meio de concurso público, tomou posse como professora na UEPB, no Departamento de Administração e Economia. Atualmente é diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Assista à solenidade na íntegra aqui.