CMJP homenageia juiz pelos relevantes serviços prestados à Justiça Federal da Capital

por Paulo de Pádua — publicado 20/12/2019 19h11, última modificação 20/12/2019 19h11
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Honraria, proposta pelo vereador Lucas de Brito (PV), foi entregue na tarde desta sexta-feira (20), durante sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa

O juiz federal João Bosco Medeiros de Sousa, da 1ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba, recebeu o Título de Cidadão Pessoense pelos relevantes serviços prestados, há quase 30 anos à Justiça Federal na Capital. A honraria, proposta pelo vereador Lucas de Brito (PV), foi entregue na tarde desta sexta-feira (20), durante sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ao magistrado que é natural de Natal, Rio Grande do Norte.

“Doutor João Bosco foi advogado militante durante 15 anos. Tem no seu currículo várias ações emblemáticas, inclusive, voltadas a questões ambientais e vem exercendo a magistratura com segurança, correção, inteligência, honestidade e muita intelectualidade”, informou o vereador.

Na oportunidade, Lucas de Brito ressaltou que o magistrado foi homenageado pela unanimidade dos colegas parlamentares que, segundo ele, aprovaram o Decreto Legislativo que lhe concedeu a cidadania pessoense.

Casado com Núbia Maria e pai de Roberto e Valentina, o juiz João Bosco é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi professor universitário, atuou na Justiça Federal do Maranhão, Amazonas e Piauí, antes exercer a magistratura na Capital paraibana. Ele ainda foi procurador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é membro da Academia Paraibana de Letras Jurídica e autor de vários livros na área do Direito.

“Já estou em João Pessoa há quase 30 anos e essa honraria que recebo faz com que eu continue dando o meu melhor como juiz federal. De certa forma, é o reconhecimento de um trabalho, no qual enfrentamos dificuldades devido à quantidade de processos, mas que é feito com muita dedicação, exercendo a magistratura em favor da sociedade, conforme as leis do país”, declarou o homenageado.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades, entre elas o secretário-geral do Ministério Público da União, Eitel Santiago, o procurador da República, José Guilherme Ferraz, o juiz federal Emiliano Zapata, da 13ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba, o desembargador Alexandre Luna Freire, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, além do vereador Carlão (DC).

De acordo com o procurador Eitel Santiago, o juiz João Bosco é tem espiritualidade refinada, cultura, correção e grande conhecimento da magistratura. Já o procurador Guilherme Ferraz declarou ser um privilégio participar da homenagem a um mestre que é exemplo para todos os procuradores da República.