CMJP homenageia Major do Exército Brasileiro Eduardo de Morais Milanez

por Damião Rodrigues — publicado 26/11/2021 12h50, última modificação 26/11/2021 12h50
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
A outorga do Título de Cidadão Pessoense e a solenidade foram propostas pelo vereador Coronel Sobreira (MDB)

Na manhã desta sexta-feira (26), foi realizada uma sessão solene, proposta pelo vereador Coronel Sobreira (MDB), para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Major do Exército Brasileiro Eduardo de Morais Milanez, natural de Teresina, capital do Piauí. Compareceram ao plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) familiares, amigos e parceiros militares do homenageado.  O vereador Carlão secretariou os trabalhos da solenidade, que contou com a presença do jornalista e apresentador Nilvan Ferreira.

O Coronel Sobreira fez uma breve explanação sobre a carreira profissional civil e militar do homenageado destacando sua formação em Comunicação Social e participação em ações do Exército, como a Operação de Paz no Haiti e de Acolhimento em Roraima, além das obras de duplicação de BRs pelo país afora. Ele ainda destacou que o major foi escolhido como o vice da chapa de Nilvan Ferreira (MDB), para concorrer à Prefeitura de João Pessoa, no último pleito. “Este é um dia marcante para este homem de família e pra mim que propus esta homenagem a um major, que participou de importantes operações em nossa cidade, sempre, sem medir esforços para remediar as demandas públicas de nossa população. Nada mais justo que outorgar a cidadania pessoense a esse filho ilustre”, justificou. 

Já o vereador Carlão (Patriota) fez questão de enfatizar que o homenageado é um dos homens mais distintos que já conheceu. “O major é um homem que defende a família e lutou para tornar esta cidade melhor. Ele agora é mais um filho de João Pessoa com história a ser exaltada”, declarou. Por sua vez, o jornalista Nilvan Ferreira destacou que o major conhece os pormenores de João Pessoa até muito mais que alguns filhos nascidos nela. “Você escutou os clamores mais profundos dessa população e ouviu o grito dos esquecidos. É um homem leal, guerreiro, patriota e defensor da família. Agora recebe o reconhecimento desta cidade, através de seus legisladores e representantes”, afirmou. 

Representando o Exército, o segundo sargento Severino Apolinário Sobrinho ressaltou que sempre ouviu falar da carreira militar do homenageado, que tem distinção reverenciada na vida militar. “O Major Milanez por onde passou deixou sua marca registrada em reconhecimento pessoal por todos que compartilharam suas ações. Toda sorte e bênçãos para o senhor Major Milanez”, ensejou. 

Os familiares que usaram da palavra para reverenciar o homenageado destacaram sua retidão e capacidade de se entregar inteiro no que se propõe a realizar. “Minha carreira militar tem inspiração em você. “Esta homenagem é o reconhecimento fruto de suas realizações na sua vida militar e civil também. Está sempre atento aos problemas sociais e se dispõe a prestar seus serviços à sociedade. Parabéns por essa cidadania pessoense que recebe hoje como homenagem aos serviços prestados a esta cidade”, destacou o irmão do homenageado Major Mário de Morais Milanez. 

O homenageado agradeceu a Deus, aos familiares, aos amigos e aos companheiros de sua vida profissional militar e civil. “Tive uma experiência impar ao conhecer os anseios da população desta cidade. Agradeço a Deus e a Jesus Cristo por construir minha trajetória com altruísmo e benevolência. Afirmo que mais do que ser cidadão pessoense espero continuar servindo esta cidade, onde quer que esteja, como fiz nos oito anos que estive aqui no Grupamento de Engenharia”, discursou. 

O homenageado é Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ) e contribuiu com suas formações profissionais na execução de obras, a exemplo da duplicação da BR 101, no suporte à segurança pública em diversos estados da federação brasileira, como foi o caso das operações em Minas Gerais (2014) e em João Pessoa (2018) - Operação de restabelecimento da logística nacional em face à greve dos caminhoneiros, bem como participou de operações internacionais que ajudaram a configurar o Brasil como País que integra as Forças Armadas na Organização das Nações Unidas (ONU).