CMJP homenageia os integrantes da banda “Forró Caçuá” com a cidadania pessoense

por Damião Rodrigues — publicado 12/12/2016 22h00, última modificação 05/07/2019 11h30
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
A sessão e a honraria foram propostas pelo vereador Bosquinho ((PSC), que justificou a homenagem pelos relevantes serviços prestados pelo grupo à cultura da Capital.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (13), uma sessão especial na qual concedeu o Título de Cidadão Pessoense aos integrantes da banda musical Forró Caçuá pelos relevantes serviços prestados à cultura da Capital. A solenidade e a honraria foram propostas pelo vereador Bosquinho ((PSC).

“Com imensa satisfação fazemos este reconhecimento através dessa homenagem que acontece no 'Dia Nacional do Forró' e aniversário de nascimento do 'Rei do Forró', nosso Luiz Gonzaga. Nossos homenageados são irmãos de Pinto do Acordeon e, como ele, perpetuam nossa cultura nordestina. A família Moreno tem tradição na área musical e quase todos os membros da família são envolvidos na produção musical, seja como músicos, compositores ou instrumentistas. Esse é um incentivo para que continuem a preservar nossa cultura popular”, justificou Bosquinho.

Vereador Bosquinho (PSC) justifica a homenagem aos integrantes da banda Forró Caçuá

A vereadora Sandra Marrocos (PSB), que secretariou os trabalhos da sessão, destacou que a banda incentiva a manifestação cultural na cidade e seus integrantes são merecedores de horarias e homenagens. Ela anunciou que apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira, um Voto de Aplauso ao Dia do Forró.

Vereadora Sandra Marrocos (PSB) na tribuna da CMJP durante homenagem

Damião Clébson Moreno falou em nome do grupo. “É um prazer e uma satisfação receber esta comenda em reconhecimento ao nosso trabalho. É uma grande homenagem à nossa luta para perpetuar a nossa cultura popular nordestina. Sempre gosto de contar que minha filha conseguiu, através da arte, uma bolsa de estudo em um colégio particular de nossa cidade. Postei um vídeo com ela tocando sanfona e vários diretores a convidaram para tocar na instituição. Ela escolheu uma e desde então estuda nela. Foi a arte que possibilitou isso a minha filha. Arte e cultura sempre podem mudar vidas e garantir um futuro melhor. Vamos incentiva a cultura e a arte sempre”, discursou.

Amigos e familiares dos homenageados no Plenário da CMJP

Familiares e amigos dos homenageados participaram da sessão especial. O grupo abrilhantou o evento cantando a canção “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Os homenageados

Dos três irmãos que compõem a banda Forró Caçuá, dois, José Nildo Moreno e João Batista Moreno nasceram em Conceição, interior da Paraíba; e Damião Clébson Moreno nasceu em Patos, também no interior Paraibano. A família Moreno tem tradição na área musical, e quase todos os membros do sexo masculino são envolvidos na produção musical, seja como músico, compositor ou instrumentista. José Nildo Moreno é um virtuoso guitarrista dono de uma voz potente. João Batista Moreno é violeiro e também canta no grupo. Damião Clébson Moreno tornou-se um virtuoso sanfoneiro.