CMJP homenageia um dos fundadores do Departamento de Música da UFPB
Na tarde desta quinta-feira (11), um dos fundadores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hector Jorge Rossi, recebeu o Título de Cidadão Pessoense das mãos do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD).
Segundo Marmuthe Cavalcanti, Hector Jorge Rossi merece a homenagem “por mostrar que sua formação e conhecimento, são instrumentos capazes de modificar a realidade social de muitas pessoas e abrir caminhos e portas para um futuro melhor através da música”, justificou o parlamentar.
Marmuthe destacou que o homenageado é gerente-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atua no “Projeto Ação Social pela Música do Brasil”, que tem fins socioeducativos. De acordo com ele, o projeto trabalha em favor do desenvolvimento social e humano de jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo a formação de orquestras jovens de música clássica na cidade de João Pessoa.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, exaltou a capacidade e a competência do homenageado na condução do “Projeto Ação Social pela Música do Brasil”. “Continue com carinho e dedicação à nossa cidade. Definitivamente a Argentina perdeu mais um craque”, finalizou.
Já a representante dos amigos do novo cidadão pessoense, Scheylla Barreto, externou a satisfação por compartilhar a amizade com alguém tão disposto a transformar as vidas de tantos jovens através da música.
O homenageado disse que estava vivendo um momento muito especial e enfatizou a necessidade de compartilhar com todos o seu sentimento de gratidão. Ele agradeceu ao vereador pela homenagem, e aos familiares e colaboradores pela força e parceria, principalmente na condução de um projeto de inclusão social tão importante para a sociedade. “O 'Projeto Ação Social pela Música do Brasil' é uma obra de todos nós que fazemos parte dele. É muito gratificante ver a transformação da vida de todos os jovens que participam das nossas ações sociais”, discursou.
Na ocasião, foram exibidos vídeos com imagens do 'Projeto Ação Social pela Música do Brasil'.
Sobre o homenageado
Hector Jorge Rossi nasceu em Buenos Aires, na Argentina, é naturalizado brasileiro, graduado em Educação Musical e Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Municipal de Música Manuel de Falla, também em Buenos Aires. É especialista em Filosofia da Música pela Universidade Católica de Buenos Aires e mestre em Educação pela UFPB. Primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina, e, no Brasil, foi membro fundador do Departamento de Música da UFPB.
O homenageado também foi o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuou na Orquestra Filarmônica do Norte-Nordeste, além de ter sido professor adjunto de contrabaixo do departamento de Música da UFPB. Participou de atividades de extensão universitária na área de Educação Popular no Projeto “Café com Pão Arte conFusão”, voltado para crianças e adolescente de comunidades de baixa renda.