CMJP inicia as discussões da LDO 2017 e concede homenagens

por Damião Rodrigues — publicado 05/05/2016 21h00, última modificação 08/07/2019 11h11
Estão previstas duas audiências públicas e duas sessões solenes. Todos os eventos acontecem no Plenário Senador Humberto Lucena.

No período entre os dias 9 e 13 de maio, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai iniciar as discussões em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, além de conceder homenagens. De acordo com a agenda divulgada pelo setor de Cerimonial da Casa, estão previstas duas audiências públicas e duas sessões solenes. Todos os eventos acontecem no Plenário Senador Humberto Lucena.

Às 9h30 da segunda-feira (9), vai acontecer a primeira audiência pública de discussão, na Casa Legislativa da Capital, sobre as prioridades e metas da LDO do Município, para o exercício financeiro de 2017. Serão debatidas as seguintes pastas: Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundo Municipal de Saúde (FMS) e Instituto Cândida Vargas.

A segunda audiência da LDO desta semana acontece na sexta-feira (13), também às 9h30, para discutir as ações dos setores: Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer); Fundo Municipal de Cultura; Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); Secretaria de Ciência e Tecnologia; Unidade Gestora da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes; Fundo de Manutenção da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFOOAP) da CMJP, vereador Dinho (PMN), convida a sociedade em geral para participar das discussões sobre as prioridades e metas da LDO 2017. Ele ainda ressalta que a população pode sugerir prioridades através dos gabinetes dos vereadores. O prazo final para entrega das emendas é o dia 6 de junho, até as 17h, no gabinete do relator da matéria, vereador Benilton Lucena (PSD).

CMJP realiza a abertura do XIII Favi-PB e concede homenagens

Na quarta-feira (11), às 16h, será realizada uma sessão solene que integrará a abertura do XIII Festival de Artes Visuais da Paraíba (Favi-PB). Na ocasião, serão comemorados os 15 anos da Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB). Ainda haverá uma homenagem à artista plástica Lúcia de Fátima França de Oliveira, que receberá o Título de Cidadã Pessoense. A solenidade e as homenagens foram propostas pelo presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP).

O Favi se espalha pelos quatro cantos da cidade e dá oportunidade para as pessoas observarem as obras dos artistas paraibanos e refletirem sobre o que cada um quer dizer. O Festival foi criado com o objetivo de mudar o panorama das artes visuais no Estado, principalmente no que diz respeito à autoestima dos artistas. A ideia é despertar o interesse da sociedade para a apreciação e o consumo das obras produzidas, valorizar os artistas locais e cobrar a implantação de políticas públicas de disseminação e valorização das artes plásticas.

Legislativo da Capital celebra o Dia Mundial do Enfermeiro

O Dia Mundial do Enfermeiro será celebrado às 15h da quinta-feira (12), na CMJP, durante uma sessão solene proposta pelo vereador Djanilson (PR), que destacou que a solenidade presta uma justa homenagem a “profissionais tão dedicados às funções de cuidar de vidas”.

O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Mundial do Enfermeiro, é comemorado em 12 de maio, desde 1965. A data – uma homenagem a Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna e que nasceu nesse dia – foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar a contribuição de enfermeiros e enfermeiras na sociedade. A data passou a ser comemorada no Brasil no ano de 1938, quando foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de um decreto-lei.

Deputado federal recebe homenagem na CMJP

Encerrando a programação da semana, na sexta-feira (13), às 15h, acontece uma sessão solene para a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao deputado federal Rômulo Gouveia (PSD). O vereador Marmuthe (PSD) propôs a homenagem e a solenidade.

“Com a Medalha Cidade de João Pessoa, que tem por finalidade reconhecer os relevantes serviços prestados por pessoas ao Município, homenageio este atuante político e articulador, respeitado e admirado por seus companheiros, amigos e familiares, bem como seus amigos de partido, sendo querido e admirado por sua postura correta e digna de homem público”, justificou Marmuthe.

O deputado federal Rômulo Gouveia é natural da cidade de Campina Grande. Teve participação em atividades sindicais, representativas de classes e associativas, exerceu vários mandatos eletivos. Foi vereador e prefeito de Campina Grande, deputado estadual e vice-governador da Paraíba.