CMJP inicia instalação de novo painel eletrônico

por Haryson Alves — publicado 19/01/2021 15h55, última modificação 21/01/2021 11h27
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Novidade vai integrar digitalmente o plenário da Câmara ao SAPL, diminuindo o uso de papel, possibilitando votação por biometria e deliberação parlamentar nas sessões por tablets fixos nas bancadas

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou a instalação de seu novo painel eletrônico nesta segunda-feira (18). O equipamento vai possibilitar a informatização do Plenário Senador Humberto Lucena com recursos que vão integrar o painel às bancadas com tablets fixos. A novidade vai possibilitar menos gastos com papel, votação por biometria e transformará a forma de deliberar em plenário, tornando-a mais ágil, transparente, limpa, segura e moderna.

O painel é composto por nove telas de 49 polegadas e foi dimensionado para o tamanho do plenário da CMJP. “A previsão é de que até esta sexta-feira (22) a gente conclua a instalação. O equipamento tem um sistema de votação, gerador de presença e de relatórios, será ligado a tabletes fixos nas bancadas dos vereadores e à Mesa de trabalhos e possui terminais de áudio e vídeo. Além disso, também seremos responsáveis pelo treinamento de servidores para manusear o painel”, explicou Ewertton Neiva, um dos técnicos da empresa Visual Sistemas Eletrônicos, de Minas Gerais (MG), responsável pela instalação do equipamento.

A novidade vai permitir que o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) seja integrado ao painel, que também estará conectado a tablets fixos nas bancadas e aos microfones. Esse sistema vai processar e informar todos os detalhes das votações em curso, os inscritos para uso da palavra, contagem de tempo de fala em pronunciamento, exibição de conteúdos, como a foto do parlamentar e sua legenda ou até vídeos que o parlamentar deseje divulgar durante a sessão.

“Antigamente, os parlamentares votavam inserindo uma senha em terminais nas bancadas. Agora, isso acontecerá por biometria, garantindo mais segurança e eliminando equívocos na contabilização de votações. O sistema vai possibilitar também o despacho de projetos por assinatura eletrônica dos gabinetes. O vereador vai poder encaminhar suas iniciativas para os setores competentes de forma a economizar papel, com tudo integrado ao plenário digitalmente”, informou o coordenador técnico da TV Câmara, Jander Falqueto, um dos componentes equipe composta por servidores de vários setores, como o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o Patrimônio e a Secretaria de Comunicação da Casa, que acompanha o processo de aquisição e instalação dos equipamentos novos.

Segundo ele, os servidores responsáveis pela dinâmica do plenário digital integrado serão treinados após a instaação dos equipamentos e a previsão é de que, a partir do dia 25, os parlamentares sejam inseridos também nas rotinas de uso das novas ferramentas.