CMJP outorga Cidadania Pessoense a três membros da família Queiroga

por Damião Rodrigues — publicado 24/05/2016 21h00, última modificação 17/07/2019 10h06
Receberam a honraria o cardiologista Antônio Queiroga Lopes (in memoriam), o desembargador Antônio Elias de Queiroga e o juiz Onaldo Rocha de Queiroga

Na tarde desta quarta-feira (25), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou o cardiologista Antônio Queiroga Lopes (in memoriam), o desembargador Antônio Elias de Queiroga e o juiz Onaldo Rocha de Queiroga com o Título de Cidadão Pessoense. A sessão solene foi proposta pelo vereador Marco Antônio (PHS). A honraria outorgada ao cardiologista foi uma iniciativa do vereador João dos Santos (PR) e a homenagem ao desembargador foi proposta pelo ex- vereador Fabiano Vilar. Já a cidadania concedida ao juiz é de autoria do presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP).

Durval Ferreira lembrou que o juiz Onaldo Queiroga nasceu em Pombal, no interior da Paraíba, e destacou que além de jurista, o homenageado é conhecido por ser um grande admirador e pesquisador da obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e é escritor, tendo publicado obras literárias e jurídicas. “O juiz Onaldo Queiroga é exemplo de homem digno e justo, que luta pela preservação da cultura popular”, justificou.

Já o vereador Marco Antônio realizou uma explanação sobre a trajetória de vida dos homenageados, destacando-os como exemplos para toda família. “É gratificante poder falar e homenagear homens de bem de nossa terra. Hoje é um dia de grande emoção para reverenciar três homens, três histórias e uma família em trajetória de sucesso e vitória. Dois juízes e um médico, defensores do direito, da justiça e da vida”, discursou.

O juiz Onaldo Queiroga fez um discurso sobre seu pai, explanando sobre sua trajetória de vida, desde Souza, a cidade onde nasceu, passando por diversas cidades do interior paraibano até chegar a Capital pessoense em 1977, onde construiu sua carreira como professor, magistrado e escritor. Sobre sua própria trajetória de vida, o juiz Onaldo Queiroga relembrou suas conquistas na carreira jurídica e como escritor.

 

Hoje, recebendo esta honraria, que já possuía no meu âmago, a cidadania desta cidade de ar enebriante e de tantos encantos, onde conheci minha esposa e constitui família, agradeço a Deus e aos vereadores pela homenagem que aumenta ainda mais a minha responsabilidade com todos os pessoenses. Obrigado. E viva João Pessoa”, disse.

O filho do cardiologista Antônio Queiroga, o médico Marcelo Queiroga, relembrou as conquistas profissionais do homenageado, nascido em Patos, destacando sua participação na construção do Hospital Napoleão Laureano, do Instituto de Pneumologia da Paraíba e do Prontocor, na Capital paraibana.

 

A solenidade foi secretariada pelo vereador Benilton Lucena (PSD) e contou com a presença dos vereadores Lucas de Brito (PSL), Santino (PMN) e Marmuthe (PSD). Políticos, autoridades, familiares e amigos dos homenageados marcaram presença no plenário da CMJP. A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram o evento com a execução dos Hinos Nacional e Oficial de João Pessoa.