CMJP participa de lançamento do programa Tudo Rosa de prevenção ao câncer de mama

por Clarisse Oliveira publicado 01/10/2021 13h40, última modificação 01/10/2021 13h40
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Vereadores representaram o Legislativo Municipal como forma de apoio à medida que visa reforçar a realização de exames preventivos ao longo do ano

Vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participaram do lançamento do programa Tudo Rosa, realizado pela Prefeitura da Capital, com o objetivo de estimular a realização de exames preventivos do câncer de mama durante todo o ano. O evento, que também marcou o início das ações referentes ao Outubro Rosa, aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º), no Hospital Municipal Santa Isabel.

É muito importante a participação da Câmara Municipal de João Pessoa nesse evento alusivo ao início do Outubro Rosa, mês que marca uma grande campanha de conscientização a respeito da importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama, câncer de colo de útero, como também os cuidados da saúde da mulher de um modo geral. Esperamos que toda sociedade possa se conscientizar, se engajar e saber que a prevenção salva vidas”, destacou o líder do governo na CMJP, vereador Bruno Farias (Cidadania).

Já o vereador Emano Santos (PV) ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Hospital e a importância da conscientização para prevenção e combate do câncer de mama. “O Outubro Rosa incentiva as mulheres para que se interessem mais pela prevenção. É uma satisfação estar aqui no Hospital Santa Isabel, que faz um trabalho brilhante frente à saúde e uma melhor qualidade de vida para as mulheres”, afirmou. O evento também contou com a participação do vereador Marcos Bandeira (PMB).

A campanha é uma grande iniciativa, principalmente desses profissionais de Saúde, que têm salvado muitas vidas com esse programa iniciado hoje, mas que acontece todos os anos”, enfatizou o vereador Toinho Pé de Aço (PMB), parabenizando o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e o secretário de saúde Fábio Rocha pelo lançamento.

O prefeito Cícero Lucena afirmou que a Gestão Municipal tem pensado e criado um programa específico para a saúde da mulher baseado na prevenção e no tratamento de doenças. “É importante fazer a medicina preventiva, não só para melhorar a forma de tratar, mas o conforto que é dado às mulheres. É possível a gente avançar ao fazer essa prevenção porque não quero apenas diagnosticar se a mulher tem ou não tem o câncer. Eu quero tratar. Mas importante é ter continuidade nessa ação. É exatamente a gente ter essa capacidade de montar uma rede que possa diagnosticar o problema mas resolver o problema abaixo de Deus. É essa a nossa missão, conto com a Câmara Municipal de João Pessoa. Agradeço a todos os vereadores aqui presentes”, agradeceu o gestor.

"A gente pode e deve chamar atenção para que as mulheres possam chegar até os locais, fazerem essa prevenção e terem o cuidado necessário para prevenir essa doença que infelizmente mata mesmo, lamentavelmente, mas que a gente possa dar esse acesso e cuidar das mulheres”, enfatizou a senadora Daniela Ribeiro (Progressistas).

A coordenadora do serviço de mastologia do Hospital Santa Isabel, Jeane Nogueira, destacou a importância da prevenção e combate do câncer de mama durante todo o ano. “A partir de agora a mulher no mês de seu aniversário tem o direito de ser atendida, de fazer seus exames de mamografia. Isso é muito bom porque ela se sente cuidada o ano inteiro e não só no Outubro Rosa. O Outubro Rosa é o mês de chamar atenção, mas o cuidado na saúde da mulher é o ano inteiro”, afirmou a coordenadora, acrescentando que o hospital conta com seis mastologistas, com atendimento todos os dias da semana e o ano inteiro.

A segunda vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Débora Cavalcanti, destacou a importância do diagnóstico precoce. “É sabido por todos nós que o câncer de mama, quando diagnosticado em sua fase inicial e tratado adequadamente, tem uma chance de cura de até 95%. Então é muito importante esses movimentos como o Outubro Rosa. O CRM da Paraíba apoia as campanhas de sociedades de especialidades, especialmente neste mês de outubro, o Outubro Rosa”, destacou, lembrando que no mês de outubro também é comemorado o dia do médico.

Programa Tudo Rosa

Além da ampla programação para o mês de Outubro, com a realização de um passeio ciclístico, mutirão de atendimentos, lançamento de livro e de atividades nas unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe também de uma assistência integral à saúde da mulher durante todo ano, com a realização de mamografias no mês do aniversário da mulher com idade entre 40 e 70 anos. A Secretaria ainda conta com o Programa Permanente de Atenção à Saúde da Mulher para oferecer serviços em prol da saúde da mulher em qualquer época.