CMJP promove celebração eucarística nesta sexta-feira (19)

por Clarisse Oliveira — publicado 18/08/2016 21h00, última modificação 10/07/2019 17h14
A missa foi conduzida pelo padre Carlos Maurício e contou com a participação de servidores da Casa e fiéis da comunidade

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu, na manhã desta sexta-feira (19), mais uma celebração eucarística no Plenário Senador Humberto Lucena. A missa foi conduzida pelo padre Carlos Maurício, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Bessa, e contou com a participação de servidores da Casa e fiéis da comunidade.

A Primeira Leitura trouxe as palavras da Profecia de Ezequiel, capítulo 37, versículos 1 a 14 , e foi feita pelo cinegrafista Alexandre Eduardo, da TV Câmara: “Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”.

O Salmo Responsorial 106 foi lido pelo editor de imagens da TV Câmara, Elifas Levi, que também foi o responsável pelos cânticos da celebração eucarística: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia”.

Já no Evangelho do dia foram lembradas as palavras do livro de Mateus, capítulo 22, versículos 34 a 40. O padre Carlos Maurício destacou que, no Evangelho, Jesus elencou os dois maiores mandamentos, que são, respectivamente, amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.

“Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' Jesus respondeu: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos'”, diz o texto sagrado.

A missa na CMJP faz parte da programação religiosa da Casa e é transmitida ao vivo, todas as sextas-feiras, sempre a partir das 8h. Os interessados podem acompanhar a celebração pessoalmente ou através da TV Câmara de João Pessoa (canais 23 da Net ou 52 sinal aberto). A reprise é transmitida à noite, às 20h.