CMJP propõe ações em Mobilidade Urbana para a Capital

por Damião Rodrigues — publicado 27/07/2016 21h00, última modificação 12/07/2019 17h20
O Parlamento Pessoense discutiu a finalização de obras na Perimetral Sul, o ordenamento nas passagens de nível dos trens urbanos, e intermediou negociações entre taxistas, motoristas de transporte escolar e a Semob

A sinalização adequada nos cruzamentos de avenidas com linhas férreas e o pedido para a finalização das obras da Perimetral Sul foram alguns dos temas sobre Mobilidade Urbana discutidos na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no primeiro semestre de 2016. O Parlamento da Capital ainda intermediou um encontro entre os representantes dos taxistas e de transportadores de veículos escolares e o gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) que pediu a instalação de cancelas nas passagens de nível dos trens urbanos da Capital. Ela destacou que pedestres e condutores devem redobrar a atenção nesses cruzamentos, a fim de que se estabeleça uma cultura de prevenção de acidentes.

Com a aprovação do PL, as travessias e cruzamentos com vias férreas devem contemplar, obrigatoriamente, 11 itens. São eles: cancelas com placas e sinais luminosos em ambos os sentidos da via; cancelas automáticas; linha de retenção; faixa contínua; retângulo de advertência (cruz de Santo André); indutor de redução de velocidade; tachão (olho de gato); avisos contendo a inscrição: “Pare, trem”; sonorizador; poste com placas e sinais luminosos; e placas indicativas de velocidade máxima de 40 km/h.

A iniciativa vai evitar colisões entre veículos e trens nesses trechos e favorecer uma cultura de prevenção de acidentes entre condutores e pedestres que transitam por essas vias”, comentou Raíssa Lacerda.

Sinalização nas lombadas eletrônicas

O vereador Lucas de Brito (DEM) solicitou à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) que adéque a sinalização referente às lombadas eletrônicas instaladas na Capital. Segundo o parlamentar, os radares se multiplicaram sem justificativa plausível e foram muitas vezes colocados em locais escondidos, descumprindo orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Lucas de Brito também cobrou da Semob os estudos técnicos que justificariam a instalação desses redutores de velocidade em áreas da Capital, conforme exigência da Resolução 396/2011, do Contran, a qual dispõe sobre os requisitos técnicos para fiscalização da velocidade de veículos em todo o País.

No primeiro momento da sua instalação, foi dito que seriam para a segurança dos pedestres e motoristas, mas, quando essas lombadas não são acompanhadas das sinalizações necessárias para alertar sobre suas existências, e são instaladas em locais de pouca visualização, percebemos o propósito da arrecadação se sobrepondo à questão da segurança do trânsito”, avaliou Lucas.

Finalização das obras da Perimetral Sul

O suplente de vereador Edson Cruz (PP) pediu mais celeridade nas obras da Via Perimetral Sul, realizadas pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, isso vai significar mais infraestrutura e facilitação de acesso a regiões como o conjunto Colinas do Sul, na Capital paraibana.

Aquela localidade foi construída sem muita infraestrutura, mas tem muito potencial, e é preciso que o poder público chegue lá com melhorias. Mais de 30 mil pessoas moram atualmente no Colinas do Sul, um conjunto muito importante para nossa cidade e que merece mais investimento”, comentou Edson Cruz.

Presidente da CMJP intermedeia negociações

Em fevereiro deste ano, o presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP), recebeu em seu gabinete representantes dos taxistas e de transportadores de veículos escolares que atuam na Capital. Eles se reuniram com o superintendente municipal de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, para discutir reivindicações das categorias.

Durval Ferreira explicou que foi procurado pelos profissionais com algumas solicitações referentes a ações de fiscalização e sinalização. O presidente disse que considerou adequado chamar as partes interessadas e intermediar um diálogo para apresentação dos questionamentos e sugestões. “Acredito que a reunião foi muito boa, pois os segmentos puderam expor suas reivindicações e saber as perspectivas de solução. Temos certeza de que, dentro das possibilidades, os pedidos serão atendidos”, afirmou o chefe do Legislativo Municipal.

As principais solicitações apresentadas pelas categorias foram: maior fiscalização de veículos de outros municípios atuando clandestinamente em João Pessoa; melhorias na sinalização e na organização de pontos de táxi; e utilização da faixa exclusiva para ônibus por táxis com passageiros.

Por sua vez, o superintendente Carlos Batinga afirmou que vai avaliar as propostas, mas já adiantou que a maioria delas tem possibilidade de ser atendida. “São propostas pertinentes, que vão ajudar a melhorar a prestação dos serviços à população”, garantiu.

Relatório anuncia 60 novos coletivos para JP

Já o vereador Dinho (PMN) apresentou o relatório da última reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana do mês de abril. De acordo com o parlamentar, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou, durante a reunião, que os consórcios se comprometeram a renovar a frota, a fim de reduzir a idade média do sistema, adquirindo inicialmente 60 novos veículos, com o compromisso de aumentar este número.

Segundo Dinho, durante a reunião do Conselho, foi avaliado o cumprimento do Termo de Compromisso firmado em fevereiro deste ano entre a Semob e os consórcios. O documento cita, além da renovação da frota, a implantação de abrigos com piso e a aquisição de sistema de rastreamento por GPS. O parlamentar ainda informou que os ônibus que fazem transporte público em João Pessoa vão ter uma padronização visual, de acordo com cada consórcio responsável no Município.