CMJP realiza sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher

por Paulo de Pádua — publicado 25/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 09h58
Uma entidade e 13 mulheres que lutam pelos direitos da classe feminina na Capital foram homenageadas na tarde desta terça-feira (26)

Homenagens, discursos emocionados e um clássico da Música Popular Brasileira (MPB) marcaram, na tarde desta terça-feira (26), a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, aconteceu ainda a 4ª edição de entrega dos diplomas Mulher Cidadã Ednalva Bezerra a 13 personalidades e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que compreendem as Zonas Norte e Sul da Capital. A sessão foi proposta pelas vereadoras Sandra Marrocos (PSB), Raíssa Lacerda (PSD), Helena Holanda e Eliza Virgínia (ambas do PP).

O diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra foi concedido a Fernanda Mara Ferreira dos Santos; Maria do Socorro Pimentel Silva; Maria do Amparo dos Santos Machado; Joana D'arc Barboza de Araújo Silva; Maria Lucia Santos Rocha; Themis Gondim de Oliveira; Elisangela de Oliveira Inácio; Maria Marta Lourenço de Figueiredo; Maria do Socorro Borges Barbosa; Cláudia Maria Costa de Lima; Maria do Rosário Freitas Rolim; Nilma Maria Uchôa de Medeiros; Maria de Fátima de Sousa; e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, compreendendo as delegadas e agentes civis que fazem parte da unidade policial.

26.03.19_SE_Dia_Inter.daMulher_ft_julianasantos 409

Em seu discurso, Sandra Marrocos lembrou que teve a iniciativa de criar a concessão do diploma durante seu mandato de 2008 a 2012 e fez uma explanação do real objetivo da proposta. Ela destacou, ainda, a importância da participação da mulher na sociedade, na política e no contexto sociocultural do País. Marrocos reafirmou seu compromisso de luta em favor da classe feminina e no combate a violência contra a mulher.

“Não tem coisa melhor do que fazer homenagem às mulheres, que ajudam outras mulheres”, Foi nesse tom que a vereadora Raíssa Lacerda inciou seu discurso na tribuna, se referindo as suas homenageadas: delegadas e agentes civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. “As mulheres merecem todo o reconhecimento. Tivemos muitos avanços, muitas conquistas para serem comemoradas”, afirmou a parlamentar. E acrescentou: “Estamos aqui, somos múltiplas, somos guerreiras”.

Segundo a vereadora Eliza Virgínia, as divergências devem ficar de lado quando o assunto for a luta que as mulheres travam, cotidianamente, contra a violência. "O respeito à classe está acima de tudo", enfatizou.

A ausência da vereadora Helena Holanda na sessão foi sentida pelo público presente. Ela sofreu um acidente automobilístico, no início da tarde, mas passa bem.

O vereador Humberto Pontes destacou a importância da Casa homenagear mulheres que têm serviços prestados à Cidade e ao Estado. Pontes disse que estava muito feliz em participar da homenagem às mulheres de sua instituição, a Polícia Civil. Na ocasião, ele elogiou o trabalho social, em favor de crianças e idosos, desempenhado por sua homenageada, mais conhecida como “Fatinha”, na comunidade Jardim Bom Samaritano.

26.03.19_SE_Dia_Inter.daMulher_ft_julianasantos 028

O vereador Marcos Henriques lembrou que teve a oportunidade de militar com Ednalva Bezerra, na Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Ednalva, que tem hoje seu nome por justiça e merecimento em uma das honrarias da Casa, sempre defendeu a igualdade entre homens e mulheres”, disse.

Representando a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulheres de João Pessoa, Liliane Oliveira, parabenizou o trabalho da comissão que debateu e selecionou os nomes a serem homenageados. Liliane lembrou da importância da 4ª Edição do evento de entrega dos Diplomas e a valorização dos direitos da mulher de um modo geral.

Um dos momentos marcantes da sessão foi a apresentação do Coral Antônio Leite, da CMJP, regido pela maestrina Socorro Estrela. O grupo cantou a música 'Maria, Maria', de autoria de Milton Nascimento, em parceria com Fernando Blant, que ficou imortalizada na voz de Elis Regina.