CMJP realiza sessão especial sobre o planejamento municipal na Paraíba

por Damião Rodrigues — publicado 12/09/2016 21h00, última modificação 04/07/2019 11h55
Na ocasião, houve o lançamento do livro “Memórias Vivas do Planejamento Municipal na Paraíba (1962-2010) - Uma Trajetória Analítica”, de autoria de Maria do Carmo Araújo de Lima.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (13), uma sessão especial sobre o “Planejamento Municipal na Paraíba”. A propositura do vereador Lucas de Brito (SD) aconteceu no Plenário da Casa Napoleão Laureano. Na ocasião, houve o lançamento do livro “Memórias Vivas do Planejamento Municipal na Paraíba (1962-2010) - Uma Trajetória Analítica”, de autoria de Maria do Carmo Araújo de Lima.

O vereador Lucas de Brito afirmou que a sessão prestava uma homenagem a todos os servidores do Instituto do Desenvolvimento Municipal e Estadual na Paraíba (Ideme-PB) que contribuem com o planejamento municipal e garantem o desenvolvimento do pais. “Não há desenvolvimento sem planejamento. Os nossos municípios precisam encontrar a vocação para gerar renda e permitir sua independência. O caminho para se conseguir isso é o planejamento.”, arguiu.

 

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Paulo Francisco Monteiro Galvão fez a apresentação da autora e da obra em lançamento. De acordo com ele, a obra pretende resgatar a memória de um período específico, em que o país esteve sobre a Ditadura Militar, no qual a administração era extremamente centralizada mas garantia um planejamento para o desenvolvimento do país.

“A autora fez um trabalho científico com toda fundamentação teórica e enquadrou todo desenvolvimento municipal em um período específico. Sugiro que esta Casa realize um seminário sobre o planejamento municipal. São tantos problemas que precisam ser equacionados. O planejamento é a base para garantir o desenvolvimento dos municípios e do pais como um todo”, defendeu o professor Paulo Francisco Monteiro Galvão.

 

A escritora agradeceu aos familiares e aos colegas por possibilitarem a realização de um sonho. Ela fez uma breve explanação da obra destacando que trata de um resgate da memória institucional da assistência técnica aos municípios do Brasil. “Este livro é fruto da vivência pessoal, profissional cotidiana e docente. Para compreender as administrações municipal e estadual atuais é necessário fazer um resgate das administrações realizadas no passado. Assim poderemos rever a trajetória do desenvolvimento no país”, afirmou.

 

Os representantes do Ideme José Ariosvaldo dos Anjos Aguiar e Maria de Lourdes Almeida enfatizaram o trabalho árduo e extenso realizado com empenho pela autora e destacaram a importância da obra como registro e referência sobre o tema.

 

O ex-superintendente do Ideme e atual superintendente do Hospital de Trauma da Paraíba, Mílton Pacífico falou da satisfação de trabalhar no Ideme, fomentando o planejamento para garantir o desenvolvimento do Brasil. De acordo com ele, a obra vai servir de referência sobre o tema no país. O subprocurador da república Eitel Santiago de Brito Pereira falou que é necessário discutir a importância do planejamento como garantia para o desenvolvimento das cidades brasileiras.