CMJP recebe visita do Parlamento Jovem da cidade de Dona Inês

por Clarisse Oliveira — publicado 27/04/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 15h23
Os jovens entre 12 e 15 anos conheceram as dependências e funções do Legislativo Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quinta-feira (28), a visita do Parlamento Jovem da cidade de Dona Inês, localizada na microrregião do curimataú da Paraíba. A visita se deu para que os jovens conhecessem as dependências, o funcionamento e as atribuições do Legislativo pessoense.

A diretora-geral da CMJP, Vaneide Araújo, recebeu os sete jovens vereadores da cidade, o presidente da Casa Legislativa de Dona Inês, Demétrio Ferreira (PSB), o vereador titular Dema Henrique (PSB), a secretária legislativa Sandra Maria Santos Silva e a diretora escolar Elisângela Alves. Na ocasião, Vaneide Araújo apresentou as dependências e o funcionamento da Casa, além da TV Câmara de João Pessoa. Também acompanharam a visita os vereadores pessoenses Zezinho Botafogo (PSB), Fuba (PT) e Lucas de Brito (PSL).

Gleyson Gabriel dos Santos, de 12 anos, explicou como foi a experiência de visitar uma Câmara Municipal maior do que a que ele tem em sua cidade. “Achei muito interessante. Aqui tudo é muito grande, tanto o plenário quanto os gabinetes e a TV. Lá, só temos nove vereadores, e aqui são 27”, observou o jovem.

Quando perguntado sobre o que levaria da CMJP para a Câmara de Dona Inês, se pudesse, Gleyson respondeu: os 27 parlamentares e a TV Câmara. “Com 27 parlamentares, desenvolveríamos muito mais propostas para a população. E com a TV, poderíamos nos comunicar e levar nosso trabalho para o povo”, justificou.

O presidente da Câmara de Dona Inês, vereador Demétrio Ferreira, destacou a importância da visita dos jovens parlamentares à CMJP. O socialista acrescentou ainda que o projeto Parlamentar Jovem surgiu da necessidade de ver o empenho e a proximidade dos jovens no processo político.

“Nos dias atuais, temos uma classe política desacreditada, por isso, temos que, desde cedo, aproximar o Poder Legislativo do cidadão. Temos que levar o adolescente para conhecer de perto as funções e decisões do Legislativo”, declarou o vereador.

A diretora-geral Vaneide Araújo destacou que a CMJP está de portas abertas para a população e ressaltou ainda a importância do projeto apresentado pela Câmara visitante. “É muito interessante desde cedo o jovem entender como funciona a Câmara Municipal e a cidadania. Isso contribui para a formação de jovens preparados para serem verdadeiros representantes”, afirmou.

Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Dona Inês

O vereador Demétrio Ferreira é o autor do projeto que instituiu a medida na cidade em 2014. Segundo o parlamentar, o projeto visa à inserção do jovem e do adolescente no processo legislativo, além de difundir o conhecimento e a participação dos jovens na Câmara durante o dia a dia.

De acordo com a diretora escolar Elisângela Alves, o programa está em sua segunda legislatura. As crianças do Ensino Fundamental II fazem campanha em sala de aula e são eleitas nas escolas públicas da cidade. Ao todo, são nove os parlamentares jovens da cidade, que assistem às sessões ordinárias da Casa e, mensalmente, conduzem uma sessão com sugestões próprias.