CMJP registra mais de 150 atendimentos em ação de saúde e bem-estar alusiva à campanha 'Outubro Rosa'
Servidoras da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participaram, nesta sexta-feira (6), de uma manhã de atendimentos voltados à saúde, em alusão aos cuidados com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento foi aberto a todos e também atraiu o público masculino, além da população que circulava no entorno da Casa, superando a marca de 150 atendimentos.
A ação fez parte das atividades do Legislativo frente à campanha 'Outubro Rosa', oferecendo mais de uma dezena de serviços, no estacionamento da Casa Napoleão Laureano, sob coordenação do Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Mais de 30 profissionais estiveram envolvidos na ação, que ofertou serviços de atendimento médico, odontológico (via unidade móvel), realização de mamografias, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, argiloterapia, vacinação, manicure e designer de sobrancelhas. Também houve vivência cultural ao ritmo de zumba, música ao vivo, além de outras atividades.
“É um momento importante de integração entre a Câmara, seus funcionários e a comunidade, em alusão aos cuidados com a saúde da mulher. Trouxemos vários serviços da Prefeitura para o Legislativo a fim de que todos interessados pudessem participar e reafirmar a importância da campanha 'Outubro Rosa'”, relatou o presidente da Câmara, Marcos Vinícius (PSDB).
Quem também compareceu ao evento foi a controladora-geral do estado de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bulgari. Ela destacou que acredita nas ações de prevenção e que a CMJP dá o exemplo à sociedade, ao abraçar a campanha 'Outubro Rosa'. “É maravilhoso quando o assunto extrapola seu alcance, atingindo e obtendo o apoio também dos homens. É interessante que essas iniciativas sempre aconteçam”, comentou.
Segundo a diretora-geral do Distrito Sanitário IV, Katherine Alves Pereira, os encaminhamentos solicitados pelos profissionais de saúde, durante as atividades, foram enviados como demandas espontâneas para as clínicas devidas, sem necessidade de regulação.
A valorização do servidor e a contribuição para a manutenção do seu bem-estar no ambiente do trabalho. Isso foi o que relatou uma das auxiliares de serviços gerais da Casa, Suênia Cristina, enquanto era atendida no ‘circuito de serviços multiprofissionais’, ofertado pela CMJP.
“Soube da ação quando estava passando no entorno da Câmara. Acho importante esse tipo de iniciativa, pois faz com que a Casa esteja mais próxima da população e atuando por ela”, opinou o vendedor Ricardo Albuquerque, enquanto saía da auriculoterapia e tomava sua vez na fila do atendimento odontológico móvel.