CMJP vai discutir reivindicações dos servidores da Saúde e entregar quatro honrarias

por Damião Rodrigues — publicado 27/03/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 12h14
Entre os dias 28 de março e 1º de abril, o Legislativo Pessoense vai entregar três Medalhas Cidade de João Pessoa e um Título de Cidadão Pessoense, além de discutir reivindicações dos servidores da Saúde

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar três sessões solenes e uma audiência pública, no período de 28 de março a 1º de abril, conforme a agenda divulgada pelo setor de Cerimonial da Casa. Três personalidades serão homenageadas com três Medalhas Cidade de João Pessoa e um Título de Cidadão Pessoense. A Casa Legislativa ainda vai discutir a situação dos servidores da Saúde do Município. Os eventos acontecem no Plenário Senador Humberto Lucena.

Na terça-feira (29), às 15h, acontece a primeira sessão solene para entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao Monsenhor Ivônio Cassiano de Oliveira. A propositura é do vereador Bosquinho (PSC).

“Faz-se necessário reconhecer que o homenageado fomenta a caridade e leva os ensinamentos do Cristianismo a milhares de munícipes de João Pessoa e de outras cidades da Paraíba há 24 anos, com uma vasta gama de serviços prestados. A sua dedicação nos obriga a reconhecer seu empenho, seu trabalho e seu amor por esta cidade, através da aprovação desta Medalha Cidade de João Pessoa”, justificou o vereador.

O monsenhor Ivônio Cassiano de Oliveira nasceu no Sertão da Paraíba, em 29 de março de 1962. Iniciou seus estudos em Santa Luzia, mas passou também por Patos e Campina Grande. Em 1979, ingressou no Seminário Menor de Lins, em São Paulo. Depois, de volta à Paraíba, iniciou seus estudos filosóficos e teológicos até se formar em Ciências das Religiões. Em 1991, foi ordenado diácono e, no mesmo ano, virou sacerdote. Em 1996, veio para João Pessoa para assumir a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, desenvolvendo viários trabalhos pastorais e sociais. Na Capital, assumiu o Instituto São José e ofereceu especial atenção ao Hospital Padre Zé. Posteriormente, foi agraciado com o título de Monsenhor, já como pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo.

CMJP homenageia o presidente da OAB-PB

Outra sessão solene prevista para a semana acontece na quarta-feira (30), às 15h, para outorga do Título de Cidadão Pessoense e entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Paulo Antônio Maia e Silva. Os vereadores Lucas de Brito (PSL) e Bruno Farias (PPS) são os propositores da homenagem.

Em sua justificativa, os parlamentares destacaram que a Casa de Napoleão Laureano presta justa homenagem ao advogado pelos relevantes serviços prestados à sociedade pessoense.

Paulo Antônio Maia e Silva nasceu na cidade de Recife (PE), no dia 17 de janeiro de 1969. Mudou-se para João Pessoa e deu início a sua atuação na advocacia paraibana no ano de 1994. Paulo Maia é Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor das disciplinas de Direito do Trabalho I e II do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), professor da Pós-Graduação de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário do Unipê, ex-professor do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus Guarabira, ex-professor do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de alguns módulos na Pós-Graduação de Direito do Trabalho da Escola Superior da Advocacia (ESA-PB). Paulo Antônio Maia e Silva, em novembro do ano passado, foi eleito presidente da OAB-PB com 3.806 para o triênio 2016/2018.

Diretor-geral da Fundação Napoleão Laureano recebe Medalha na CMJP

Outra Medalha Cidade de João Pessoa será entregue ao advogado Ivo Sérgio Correia Borges da Fonseca, em solenidade prevista para as 16h da quinta-feira (31), através de uma propositura do vereador Fernando Milanez.

Ivo Sérgio Correia Borges da Fonseca nasceu em João Pessoa e se graduou em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Começou a vida profissional como gerente de agência no Banco Real do Norte S/A, entre 1965 a 1969, na Capital paraibana. Exerceu as funções de gerente de agência no Banco do Estado de Pernambuco, em Recife, e gerente-geral no Banco Comercial do Paraná, em Londrina, de 1972 a 1974. Foi diretor financeiro na Fundação Napoleão Laureano – Hospital do Câncer e, atualmente, é diretor-geral e membro do Conselho Deliberativo.

Legislativo vai debater reivindicações dos servidores da Saúde do Município

No último evento da semana vai discutir a situação dos servidores da Saúde de João Pessoa. A audiência pública, proposta pelo vereador Raoni Mendes (DEM), acontece às 15h da sexta-feira (1º). Segundo o parlamentar, a audiência foi uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde no Estado da Paraíba (Sindsaúde-PB).

De acordo com a presidente do Sindsaúde-PB, Wanda Celi Cavalcanti, as principais reivindicações a serem discutidas e negociadas com o prefeito pessoense e em audiência pública na CMJP são: o pagamento do salário mínimo em vigor no País atualmente; a incorporação de gratificações precárias; o pagamento da Gratificação de Desempenho de Produção (GDP) durante período de férias, licença-gestante e licença-paternidade; e o reajuste do valor dos plantões dos técnicos de Enfermagem para R$ 100,00.