CMJP vai participar de rede de monitoramento cidadão do Projeto João Pessoa Sustentável

por Érika Bruna Agripino — publicado 14/09/2016 21h00, última modificação 19/07/2019 10h37
Diretora-geral da CMJP recebeu representantes da agência executora do projeto, que é desenvolvido pelo BID em parceria com a Caixa Econômica Federal

Representantes da agência Baobá Práticas Sustentáveis visitaram, na manhã desta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para apresentar o plano de ação do Projeto João Pessoa Sustentável e convidar o órgão para participar de sua rede de monitoramento cidadão. A diretora-geral da CMJP, Vaneide Araújo, recebeu o grupo e assegurou o interesse da Casa Legislativa em integrar o projeto, que é desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

O coordenador Fernando Penedo explicou que a agência Baobá é executora do projeto e está realizando um levantamento com diversas organizações da sociedade civil, convidando-as para aderirem à rede de monitoramento cidadão, acompanharem os indicadores obtidos na primeira etapa do projeto e participarem das ações a serem desenvolvidas.

A fase inicial do Projeto João Pessoa Sustentável reuniu diversos dados, elencou problemas e fez uma análise das principais demandas da cidade, o que resultou no plano de ação que deverá ser colocado em prática até 2017. A ideia é promover o crescimento sustentável da Capital paraibana através de metas e ações planejadas com diversos órgãos e a sociedade civil organizada. Entre os pontos a serem trabalhados, estão ordenamento territorial, gestão pública moderna e mobilidade urbana.

A CMJP é a casa do povo e uma das principais organizações para integrar esse projeto em João Pessoa. Não conseguimos visualizá-la fora desse processo, inclusive porque a Casa Legislativa tem canais importantes que serão fundamentais para seu sucesso”, afirmou Fernando Penedo.

A diretora-geral Vaneide Araújo garantiu o envolvimento do órgão no projeto. “A Mesa Diretora e o presidente Durval Ferreira (PP) com certeza estão abertos para participar ativamente desse trabalho que terá como beneficiários todos os cidadãos pessoenses. A Câmara Municipal de João Pessoa é um agente de mudança, pois todas as decisões importantes da cidade passam por aqui, e é papel da instituição continuar contribuindo com o desenvolvimento da Capital e com seu crescimento sustentável através de políticas públicas integradas”, afirmou.