CMJP vai realizar Audiência Pública para debater o crescimento da violência e a falta de segurança na Capital

por Assessoria do vereador (Audacélia Palitot) / Edição: Secom CMJP — publicado 29/05/2016 21h00, última modificação 17/07/2019 09h48
O evento, proposto pelo vereador Bira, começa a partir das 11h, no plenário Senador Humberto Lucena

Na próxima quinta-feira (2), a partir das 11h, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), será realizada uma Audiência Pública para tratar do amplo crescimento da violência na Capital paraibana, intensificada pelo aumento do número de homicídios, de assaltos a bancos, a postos de combustíveis e às agências dos Correios, além dos crimes contra as mulheres e contra o patrimônio. Para participar do evento, proposto pelo vereador Ubiratan Pereira – Bira (PSD), está sendo convidado pela “Casa Napoleão Laureano”, o secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima.

Na ocasião, também serão cobrados esclarecimentos, por parte do Estado, sobre o crescimento avassalador de casos de violência de jovens negros em João Pessoa, que segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial, tem colocado a Paraíba como o estado com risco 13,4 vezes maior, relativo aos assassinatos de jovens negros.

A necessidade de se discutir amplamente essa problemática, há meses vem sendo destacada pelo vereador Bira, seja durante seus pronunciamentos no plenário da Câmara e/ou em entrevistas à imprensa. Inclusive porque, a Paraíba está hoje entre os seis estados mais violentos do Brasil, segundo o Mapa da Violência Nacional.

Hoje, só em João Pessoa, os homicídios cresceram 100,1%, de 2002 a 2012, bem como também o aumento no número de assaltos a postos de gasolina, que até a primeira quinzena de abril alcançou a impressionante marca de 371 ocorrências, 215 delas na Região Metropolitana. E o combate a toda essa violência deve unir a todos, e a Câmara de Vereadores de João Pessoa precisa estar neste debate. É por isto que vamos trazer para a Casa, o secretário Cláudio Lima, além de representantes de entidades ligadas à segurança pública, como o sindicato dos policiais civis da Paraíba, para buscarmos medidas urgentes e efetivas para sanar ou pelo menos amenizar essa triste realidade”, justificou Bira.

O parlamentar enfatizou ainda que, apesar do combate à violência ser uma responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de João Pessoa tem feito sua parte, com várias ações preventivas. Dentre as iniciativas da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), o vereador cita a criação da Secretaria de Segurança Urbana, o aumento do efetivo e do investimento em equipamentos para a Guarda Municipal e a instalação do sistema de monitoramento com câmeras de segurança no Centro Histórico.