'Cobra Criada': Zé Euflávio conta causos e fala de sua trajetória no 'Cobra Criada' deste domingo (25)
O novo episódio do Cobra Criada, que vai ao ar às 20h deste domingo (29), traz como entrevistado um jornalista contador de causos. “Trazemos uma cobra criadíssima, daquelas do Sertão. Daquelas fortes que têm uma experiência de vida maravilhosa e muita história para contar para gente. Estou com José Euflávio Horácio, ou 'o nosso Zé Euflávio', um excelente contador de causos”, revela Rubens Nóbrega, o apresentador do programa da TV Câmara JP nos canais 23 (Net), 39.1 (aberta e digital) e 339.1 (Sky).
Zé Euflávio é natural de Santana dos Garrotes, no interior da Paraíba, e entre outros causos conta a história do nome de sua cidade natal e do sobrenome de sua família; além de uma querela envolvendo um burro chamado Castelo Branco que despertou a ira de um militar que passava na região.
O entrevistado também fala sobre sua admiração ao chegar em João Pessoa onde começa sua exploração decorando os nomes das ruas dos principais bairros Tambiá, Róger e Jaguaribe, com o intuito de não se perder ao voltar para Casa do Estudante na Rua da Areia no Centro da cidade..
Jornalista com experiência em grandes coberturas jornalísticas, Zé Euflávio ainda relata toda sua trajetória profissional desde seu emprego em um pequeno jornal impresso, ainda quando estudava Comunicação Social em Campina Grande, até grandes reportagens tais com as coberturas da morte sindicalistas Margarida Maria Alves e Chico Mendes; e uma das primeiras reportagens sobre a transposição do Rio São Francisco, com a qual ganhou o Prêmio AETCJP.
A ideia do programa é trazer relatos e experiências que traduzam as visões e à história local que os jornalistas atuantes na Paraíba têm de seu mercado de trabalho e relações da profissão. O conteúdo também é exibido no canal da TV Câmara JP no YouTube, onde pode-se assistir as entrevistas anteriores com os seguintes jornalistas: Walter Santos, Ruth Avelino, Irmãos Lucena (Tião, Edmílson e Miguel), Joana Belarmino, Sílvio Osias, Marcela Sintônio, Teócrito Leal e Gonzaga Rodrigues.