Colégio de líderes se reúne para discutir pauta de votação desta quarta-feira (6)

por Clarisse Oliveira — publicado 03/09/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 10h42
A princípio, oito matérias estão previstas para apreciação dos parlamentares em Plenário, entre elas o projeto que regulamenta o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta segunda-feira (4), reunião do colegiado de líderes da Casa com o objetivo de discutir a pauta de projetos para a votação da próxima quarta-feira (6). O objetivo é otimizar os trabalhos em Plenário.

Estão previstos para apreciação no Plenário da Casa dois vetos do Executivo Municipal; um Projeto de Lei Complementar (PLC); 4 Projetos de Lei Ordinária (PLO); e três Projetos de Decretos Legislativos (PDL). Há a expectativa de que outras 16 matérias possam ser incluídas na pauta, à medida que reuniões das comissões permanentes da Casa se reunam antes da votação em Plenário.

Destaque

O PLC 001, que regulamenta o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal, está previsto para ser votado nesta quarta-feira (6). O projeto, de autoria do vereador Eduardo Carneiro, passou na Comissão de Constituição, Justiça e Participação (CCJ) na última terça-feira (29), ganhando o parecer favorável da comissão com um voto vistas contrário ao do relator da matéria.

Reuniões serão semanais

Segundo o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), a intenção é que as reuniões se repitam toda semana, um dia antes da votação, para que se discutam os projetos a serem apreciados com as lideranças partidárias.

Para o vereador Leo Bezerra (PSB), a realização desses encontros semanais configura um avanço para a Casa. “É um diálogo dos vereadores, de forma democrática, sobre as matérias que serão apreciadas. Um avanço que a CMJP está conseguindo, pois, com isso, promove o entrosamento dos parlamentares, independente de bancadas”, declarou.

Segundo o líder da bancada de situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), a reunião do colegiado é uma conquista dos parlamentares. “Vamos debater de maneira prévia e coletiva as questões que passam na Casa. É uma forma de harmonizar os trabalhos e melhorar o andamento do processo legislativo da CMJP”, afirmou.