Comandante Militar do NE recebe Medalha Cidade de João Pessoa, em sessão conjunta da CMJP com a AL

por Paulo de Pádua — publicado 17/05/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 14h02
General Artur Costa Moura recebeu a honraria durante solenidade realizada nesta sexta-feira (18) no 1º Grupamento de Engenharia e Construção da Capital

O general de Exército Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste, recebeu na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do 1º Grupamento de Engenharia e Construção (1º Gpt E), a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A entrega da comenda ocorreu numa sessão solene realizada pela CMJP em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba, que também concedeu, ao oficial, o Titulo de Cidadão Paraibano.

A Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal foi autora da proposta que entregou a honraria ao general, enquanto o Titulo de Cidadão Paraibano foi uma propositura do deputado João Gonçalves (Podemos).

“É uma honra muito grande. Uma alegria pessoal minha em está recebendo essas condecorações”, declarou o general Artur Moura, durante entrevista concedida ao portal da CMJP. Ele enalteceu, entre outras coisas, o relacionamento histórico entre o Exército Brasileiro e as instituições políticas do País, em especial com a Paraíba e João Pessoa.

Moura acrescentou, na ocasião, que estava recebendo homenagens que se estendem a todos os integrantes do Comando Militar do Nordeste. Em seu pronunciamento na tribuna do auditório do 1º Gpt, o general falou de sua afinidade com a Capital e o Estado e destacou algumas atividades executadas pelo Exército Brasileiro em várias capitais nordestinas, como a operação de carros pipas, segurança em pleitos eleitorais, participação na construção de trechos da transposição do Rio São Francisco, construção e pavimentação de rodovias, além da execução de açudes.

Execução de obras e trabalho humanitário

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), disse que a homenagem era justa e merecida. “Essa Medalha Cidade de João Pessoa, concedida ao general Artur Costa, é o reconhecimento do trabalho social que a instituição desempenha na manutenção da paz e ação humanitária”, ressaltou.

Para Marcos Vinícius, o Exército Brasileiro, especialmente na região Nordeste, executa inúmeras obras de grande importância, a exemplo da construção de estradas, abastecimento de água nas comunidades brasileiras mais pobres e que sofrem com a crise hídrica, e combate a violência. “O Exército desempenha missões de grande relevância, em momentos extremos, para garantir a ordem, como no caso do enfrentamento a criminalidade no Estado do Rio de Janeiro”, observou o presidente da CMJP.

O auditório do 1º Grupamento ficou repleto de oficiais, amigos e familiares do homenageado. A mesa dos trabalhos da sessão solene foi composta pelos vereadores Marcos Vinícius (PSDB) e Lucas de Brito (PV); pelos deputados João Gonçalves (Podemos) e Janduhy Carneiro (Patriota); general Artur Moura (homenageado), general Marcelo Guedon (comandante do 1º Gpt E); desembargador Rogério Fialho (representando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, TRF-5); generais da reserva Enzo Martins e Marivan e o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros. O vereador Milanez Neto (PTB) também prestigiou a solenidade.

Na tribuna, o vereador Lucas de Brito fez um resgate das mais importantes ações realizadas pelo Exército Brasileiro e enfatizou que, num momento tão complicado por que passa a classe política, o povo brasileiro reconhece o trabalho feito pelas Forças Armadas.

Ele lembrou, ainda, que o Comandante Militar do Nordeste esteve a frente de várias iniciativas que trouxeram benefícios para o povo paraibano. “Essa comenda, entregue ao general Artur Moura, é o reconhecimento ao trabalho altruísta que o Exército exerce no País e nos Estados nordestinos”, ressaltou Lucas.

Os deputados João Gonçalves e Janduhy também ocuparam a tribuna e fizeram um relato da carreira profissional e das condecorações agraciadas ao homenageado.

Sobre o homenageado:

Casado com Claudia Benita Pedrosa Moura e pai de Flávia e Adriana, o general Artur Moura é filho de Manoel da Silva e Noélia Costa Moura. Na vida militar, o oficial detém inúmeros cursos de capacitação profissional e várias condecorações recebidas, ao longo de sua trajetória, pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Iniciou sua carreira no Colégio Militar de Salvador (BA) e depois ingressou às fileiras do Exército na renomada Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Rezende (RJ).

Passou quatro anos na Aman e, de lá para cá, o militar realizou vários cursos importantes de aperfeiçoamento e exerceu cargos importantes no Estado Maior das Organizações Militares, comandando, por exemplo, grandes unidades de brigada, força terrestre, além de áreas estratégicas, política e da alta administração do Exército Brasileiro.

O general Artur assumiu o cargo de Comandante Militar do Nordeste (CMNE) em 17 de agosto de 2016. Ao posto de general, ele ascendeu em 31 de julho daquele ano. Antes, o oficial comandava a 6ª Região Militar, sediada em Salvador.