Comissão quer agrupar legislação de João Pessoa por temas

por Rafaela Cristofoli — publicado 01/04/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 12h31
Leis sobre pessoas com deficiência serão as primeiras a serem reunidas em um único código

Todas as leis do município de João Pessoa que tratam dos direitos das pessoas com deficiência serão reunidas em um único código. É o que propõe a Comissão Especial criada em março para reavaliar a legislação da Capital. O mesmo deve ocorrer com matérias que regem os direitos das mulheres, crianças, idosos e consumidores, entre outros assuntos.

As mais de 13 mil leis municipais, sancionadas ao longo dos últimos 70 anos, serão cuidadosamente avaliadas pelos membros da Comissão para serem categorizadas. Durante a pesquisa, os vereadores também irão identificar as normas jurídicas que já perderam a utilidade para que sejam revogadas.

Até o final desse primeiro semestre, a Comissão deve lançar um compêndio com os direitos da pessoa com deficiência. Além do levantamento das leis já existentes, também serão realizadas duas audiências públicas sobre o tema, nos dias 24 de abril e 22 de maio, para que a sociedade civil seja envolvida nesse processo de atualização da legislação.

“A intenção é simplificar a legislação municipal para facilitar o acesso”, explicou Lucas de Brito (PSL), presidente da Comissão Especial e vice-presidente da Casa. “Nosso desafio é reunir as leis que versam sobre o mesmo tema em um único código e investir na divulgação. Queremos uma legislação enxuta, moderna e consolidada por temas. Conhecendo seus direitos, a população será parceira dos órgãos de fiscalização para cobrar o cumprimento das leis”.

Além de Lucas de Brito, compõem a Comissão os vereadores Chico do Sindicato (PT do B), João dos Santos (PR), Marcos Henriques (PT), Damásio Franca (PP), Helena Holanda (PP) e Mangueira (PMDB).

A próxima reunião está prevista para o dia 10 de abril. A comissão terá 120 dias para emitir um relatório com o resultado dos estudos, que será apreciado em Plenário.